Chrome prepara uma super novidade se o utiliza no computador!

A Google tem apostado na IA ao longo de 2023, e a tecnologia melhorou os serviços de software da empresa e, por associação, os smartphones Pixel. Por exemplo, a série Pixel 8 pode usar IA para gerar papéis de parede exclusivos e personalizáveis. Agora, descobriu-se que a Google está a pensar fazer o mesmo para o Chrome no computador o que é sem dúvida uma boa notícia.

Chrome prepara uma super novidade se o utiliza no computador!

O Chrome tem testemunhado mudanças significativas no design nos últimos meses. No Android, a versão 121, lançada para os beta testers em dezembro, apresenta os botões do Material Design 3, enquanto a versão 120 no ambiente de trabalho foi utilizada para testar a fixação de painéis laterais na barra de ferramentas. Um desses painéis laterais, denominado Personalizar o Chrome, inclui várias opções para definir a cor do tema do browser e os atalhos de sites mostrados na página do novo separador (NTP).

Na última versão estável, pode definir o esquema de cores para seguir o do seu dispositivo ou optar por um esquema de cores independente. O painel também tem controlos para que o modo escuro siga as definições do sistema ou se mantenha fixo no modo claro ou escuro. Agora, o conhecido especialista em Chrome @Leopeva64 partilhou no X vários tweets que mostram como a Google pretende melhorar as opções de personalização neste painel lateral com IA.

Em dezembro, o seletor de papel de parede no Chrome foi renomeado para Criar tema com IA no painel lateral Personalizar Chrome. Agora, temos uma compreensão mais clara de como essas opções de temas funcionarão. De facto é o que acontece no Pixel 8. Começa por escolher o assunto numa lista suspensa. A lista está dividida em categorias, com vários objectos disponíveis em cada categoria. As categorias principais são Edifícios, Objectos do quotidiano, Comida, Paisagem, Materiais, Natureza, Quartos, Ciência e tecnologia, Espaço, Cidades e parques dos EUA, Veículos e Maravilhas. Digamos que selecciona a categoria Objectos do quotidiano – as opções de temas incluem Cama, Vela, Secretária, Lâmpada, Mesa, Vaso, etc.

Depois de selecionar o tema, pode optar por adicionar detalhes opcionais a partir de outro menu pendente.

As opções são comparáveis aos parâmetros de geração de imagens disponíveis para os geradores de imagens de IA, como o DallE e o Midjourney. A sua escolha determinará o estilo visual da arte gerada pela IA, e as opções disponíveis para detalhes opcionais incluem Animação 3D, Geométrico 3D, Lápis de cor, Cyberpunk, Pintura a óleo, Fotografia, etc.

O penúltimo passo é utilizar o terceiro menu pendente no painel lateral para escolher um adjetivo que descreva o resultado pretendido. A lista é realmente longa, com opções que incluem Romântico, outono, Criativo, Escuro, inverno, Caprichoso, Ordenado, etc. Logo abaixo do menu pendente, a Google incluiu um seletor de cores para escolher a cor predominante que pretende na imagem, uma vez que esta influenciaria o esquema de cores do Chrome. Depois, basta premir o botão Criar, esperar um pouco e escolher uma das (possivelmente) seis imagens geradas por IA.

O Chrome também vai permitir escolher o estilo, a emoção geral e o esquema de cores do papel de parede

Este é um nível de personalização impressionante, se tivermos em conta que se trata, afinal, de um browser Web.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.