Chrome 81 chega esta semana com muitas novidades!

Finalmente, a Google que está pronta para lançar a próxima versão do Chrome. O novo Chrome 81 estava previsto para ser lançado no dia 17 de março, mas foi adiado devido ao coronavírus que continua a fazer vítimas em todo o mundo. De facto, foi a 18 de Março que a Google anunciou que iria colocar em pausa a disponibilização de novos updates quer para o Google Chrome, quer para o Chrome OS. Isto foi feito para se garantir que não havia surpresas durante um período em que tantas pessoas estão a trabalhar a partir de casa. Agora todas as atenções viram-se para o Chrome 81.

Chrome 81 chega esta semana com muitas novidades!

No entanto, a Google já anunciou que vai voltar ao trabalho mas com pequenos ajustes na cronologia. Assim, a empresa de tecnologia anunciou que o Chrome 81 vai ser lançado para os utilizadores durante a semana de 7 de abril. Ou seja, durante esta que vai entrar.

Google Chrome v79

Então, o que podemos esperar do Chrome 81? Bem, a nova versão do browser não altera radicalmente o funcionamento. Mas há algumas novidades importantes a assinalar

Primeiro, temos a Realidade Aumentada (RA). A Google está a reforçar o suporte da realidade aumentada no Chrome 81, disponibilizando aos programadores mais ferramentas.

A Google tem sido um grande defensor da realidade aumentada e lançou recentemente uma nova funcionalidade de pesquisa que permite que os utilizadores com dispositivos compatíveis coloquem animais específicos no mundo real. Isto dá-nos uma dimensão e uma experiência que não é preciso obtermos com uma fotografia normal.

A nova versão também chega com o suporte para NFC nos dispositivos móveis.

Por fim, também teve direito a muitas outras melhorias para facilitar a interação. A principal é a nova barra multimédia para o Chrome no Android que pode ser usada para ajustar a reprodução de conteúdos no painel de notificações de um utiliador. Esta funcionalidade será bem-vinda por qualquer pessoa que goste de ouvir áudio a partir do Chrome.

Como parte da cronologia de lançamento reajustada para o Chrome, a Google abandonou a versão 82 do browser. No entanto, não se preocupe, porque vai lançar o Chrome 83 e incluir todas as funcionalidades que tinha preparado para o Chrome 82.

O Chrome 83 deve começar a ser lançado em meados de maio. Assim como o Chrome 81, estará disponível para Android, iPhone, Windows, Mac e Linux.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário