O seu carro está a chiar dos travões? As causas e como resolver!

Se não estiver familiarizado com o mundo automóvel, pode pensar que o chiar dos travões é uma coisa normal na maioria dos veículos. Embora algumas circunstâncias variáveis, como a humidade e o clima, possam causar o ruído, a maior parte das razões pelas quais os travões são tão ruidosos são fatores que tem de resolver se quiser que o som pare.

O seu carro está a chiar dos travões? As causas e como resolver!

O chiar contínuo dos travões pode indicar que as pastilhas de travão estão gastas ou que há detritos presos entre a pastilha e o rotor. A inspeção destes componentes é crucial, uma vez que ignorar o problema pode levar a danos mais graves, não só nos travões, mas também na segurança geral do veículo. As verificações de manutenção regulares podem evitar que estes problemas se agravem, garantindo que o seu automóvel permanece são e salvo na estrada.

As pastilhas dos travões estão gastas

Com cada utilização, o material das pastilhas de travão vai-se desgastando, tal como uma borracha numa folha de papel. Os travões funcionam fixando as pastilhas de travão nos rotores das rodas. Já o material de fricção esfrega contra os rotores num esforço para parar o carro. A fricção resultante deste processo faz com que o veículo pare.

chiar dos travões

Quando os engenheiros concebem calços de travão para veículos, sabem que muitas pessoas não compreendem o desgaste dos calços de travão. Além disso, sabem que a maioria dos condutores considerará inconveniente monitorizar o material de fricção das pastilhas de travão, retirando os pneus e olhando para os travões. Assim, o que fazem é instalar um indicador de desgaste metálico na pastilha de travão que emite um ruído estridente quando entra em contacto com o rotor. Ouvir este guincho alto dos travões significa que as suas pastilhas de travão têm cerca de 15% ou menos de vida útil e que deve substituí-las o mais rapidamente possível. Existem outros sinais de que os travões precisam de ser substituídos, mas este é de longe o mais fiável em todos os modelos de automóveis.

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Ao substituir as pastilhas de travão, tenha em conta que as pastilhas da frente se desgastam mais rapidamente do que as de trás. As pastilhas de travão da frente suportam a maior parte do peso do veículo durante a travagem. Por isso, pode não ser necessário mudar as quatro. Agora que sabe, talvez até o encoraje a aprender a mudar as suas pastilhas de travão.

Está a utilizar pastilhas de travão de baixa qualidade

O problema do ruído proveniente de pastilhas de travão de baixa qualidade tem duas faces. Por um lado, a utilização de pastilhas de travão baratas significa que não virão com novos clipes de retenção, o que significa que não substituirá os clipes, e isso pode causar o ruído nos seus travões. Isto porque os clipes de retenção ajudam a reduzir a vibração. O segundo problema é que as pastilhas de travão baratas podem ser mal concebidas, com material de pastilha de travão irregular.

chiar dos travões

Quando o material das pastilhas de travão não é uniforme, isso significa que elas entram em contacto com os rotores de forma desigual e desgastam-nos de forma desigual (também conhecido como deformação). Por si só, os rotores empenados rangem, mas o empeno pode causar “folgas” entre o rotor e as pastilhas de travão, nas quais a sujidade e os detritos se podem agarrar e contribuir para todo o ruído que se ouve quando se trava o carro.

Além disso, as pastilhas de travão de baixa qualidade não têm frequentemente a engenharia e os materiais avançados que se encontram nas opções de qualidade superior. Isto pode levar a uma deterioração mais rápida e a um desempenho comprometido sob tensão. As temperaturas elevadas geradas durante a travagem podem fazer com que as pastilhas de travão de qualidade inferior se estraguem mais rapidamente, diminuindo a eficiência da travagem e aumentando as distâncias de paragem. Isto contribui para os problemas de ruído e desgaste irregular e representa um risco significativo para a segurança. As pastilhas de travão baratas irão certamente aumentar a frequência com que tem de substituir as pastilhas de travão. Isto significa que é mais provável que ouça rapidamente os indicadores de desgaste.

O sistema de travagem está mal lubrificado

As pessoas esquecem-se muitas vezes, quando mudam as pastilhas de travão, que as pinças de travão e as suas imediações alojam peças móveis que têm de estar bem lubrificadas para funcionarem corretamente. Não estamos a dizer que deve pulverizar um lubrificante para todos os fins. Em vez disso, estamos a referir-nos a lubrificantes específicos concebidos para os travões, que devem ser aplicados de uma determinada forma. Lubrificar estes componentes irá ajudá-los a mover-se melhor e reduzir o ruído de chiar que está a ouvir.

Caiu num buraco

Geralmente, as partes dos travões que necessitam de lubrificação são as corrediças da pinça, os pinos, os casquilhos e a parte da pinça que se encontra com a pastilha de travão. Não coloque qualquer lubrificante no lado da pastilha de travão que contacta com o rotor. No entanto, deve consultar o manual do seu automóvel para saber pormenores importantes. Tais como o tipo de lubrificante mais adequado para os seus travões e como proceder.

Uma lubrificação deficiente pode significar que as pinças ficam presas, forçando as pastilhas de travão a permanecer em contacto permanente com os rotores. Isto não só irá desgastar os travões mais rapidamente, como também pode causar ruído mesmo quando não estiver a utilizar os travões. Mantenha todas as outras peças lubrificadas para reduzir as vibrações e a probabilidade de ouvir um ruído de ferrugem ao acionar os travões.

Há alguma humidade nos travões

Nota que os seus travões chiam todas as manhãs quando sai da garagem, mas o som pára pouco depois? Isto é completamente normal e acontece devido à condensação. A humidade que se acumula quando deixa o seu carro estacionado no exterior pode provocar ferrugem e corrosão nos rotores dos travões.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Entretanto quando o veículo está estacionado, especialmente ao ar livre, em condições de humidade ou de chuva, pode formar-se uma fina camada de ferrugem na superfície do rotor. Da próxima vez que os travões forem acionados, os calços dos travões raspam contra a ferrugem, provocando um ruído de guincho. Esta situação é mais comum de manhã devido à condensação que se forma durante a noite ou após a chuva. Embora a camada de ferrugem possa ser removida após algumas aplicações dos travões, durante o tempo em que existe, pode causar ruídos de chiar. A melhor forma de evitar esta situação é estacionar o carro numa garagem ou num local onde não esteja exposto aos elementos.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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