O seu carro está a chiar dos travões? As causas e como resolver!

Se não estiver familiarizado com o mundo automóvel, pode pensar que o chiar dos travões é uma coisa normal na maioria dos veículos. Embora algumas circunstâncias variáveis, como a humidade e o clima, possam causar o ruído, a maior parte das razões pelas quais os travões são tão ruidosos são fatores que tem de resolver se quiser que o som pare.

O seu carro está a chiar dos travões? As causas e como resolver!

O chiar contínuo dos travões pode indicar que as pastilhas de travão estão gastas ou que há detritos presos entre a pastilha e o rotor. A inspeção destes componentes é crucial, uma vez que ignorar o problema pode levar a danos mais graves, não só nos travões, mas também na segurança geral do veículo. As verificações de manutenção regulares podem evitar que estes problemas se agravem, garantindo que o seu automóvel permanece são e salvo na estrada.

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As pastilhas dos travões estão gastas

Com cada utilização, o material das pastilhas de travão vai-se desgastando, tal como uma borracha numa folha de papel. Os travões funcionam fixando as pastilhas de travão nos rotores das rodas. Já o material de fricção esfrega contra os rotores num esforço para parar o carro. A fricção resultante deste processo faz com que o veículo pare.

chiar dos travões

Quando os engenheiros concebem calços de travão para veículos, sabem que muitas pessoas não compreendem o desgaste dos calços de travão. Além disso, sabem que a maioria dos condutores considerará inconveniente monitorizar o material de fricção das pastilhas de travão, retirando os pneus e olhando para os travões. Assim, o que fazem é instalar um indicador de desgaste metálico na pastilha de travão que emite um ruído estridente quando entra em contacto com o rotor. Ouvir este guincho alto dos travões significa que as suas pastilhas de travão têm cerca de 15% ou menos de vida útil e que deve substituí-las o mais rapidamente possível. Existem outros sinais de que os travões precisam de ser substituídos, mas este é de longe o mais fiável em todos os modelos de automóveis.

Ao substituir as pastilhas de travão, tenha em conta que as pastilhas da frente se desgastam mais rapidamente do que as de trás. As pastilhas de travão da frente suportam a maior parte do peso do veículo durante a travagem. Por isso, pode não ser necessário mudar as quatro. Agora que sabe, talvez até o encoraje a aprender a mudar as suas pastilhas de travão.

Está a utilizar pastilhas de travão de baixa qualidade

O problema do ruído proveniente de pastilhas de travão de baixa qualidade tem duas faces. Por um lado, a utilização de pastilhas de travão baratas significa que não virão com novos clipes de retenção, o que significa que não substituirá os clipes, e isso pode causar o ruído nos seus travões. Isto porque os clipes de retenção ajudam a reduzir a vibração. O segundo problema é que as pastilhas de travão baratas podem ser mal concebidas, com material de pastilha de travão irregular.

chiar dos travões

Quando o material das pastilhas de travão não é uniforme, isso significa que elas entram em contacto com os rotores de forma desigual e desgastam-nos de forma desigual (também conhecido como deformação). Por si só, os rotores empenados rangem, mas o empeno pode causar “folgas” entre o rotor e as pastilhas de travão, nas quais a sujidade e os detritos se podem agarrar e contribuir para todo o ruído que se ouve quando se trava o carro.

Além disso, as pastilhas de travão de baixa qualidade não têm frequentemente a engenharia e os materiais avançados que se encontram nas opções de qualidade superior. Isto pode levar a uma deterioração mais rápida e a um desempenho comprometido sob tensão. As temperaturas elevadas geradas durante a travagem podem fazer com que as pastilhas de travão de qualidade inferior se estraguem mais rapidamente, diminuindo a eficiência da travagem e aumentando as distâncias de paragem. Isto contribui para os problemas de ruído e desgaste irregular e representa um risco significativo para a segurança. As pastilhas de travão baratas irão certamente aumentar a frequência com que tem de substituir as pastilhas de travão. Isto significa que é mais provável que ouça rapidamente os indicadores de desgaste.

O sistema de travagem está mal lubrificado

As pessoas esquecem-se muitas vezes, quando mudam as pastilhas de travão, que as pinças de travão e as suas imediações alojam peças móveis que têm de estar bem lubrificadas para funcionarem corretamente. Não estamos a dizer que deve pulverizar um lubrificante para todos os fins. Em vez disso, estamos a referir-nos a lubrificantes específicos concebidos para os travões, que devem ser aplicados de uma determinada forma. Lubrificar estes componentes irá ajudá-los a mover-se melhor e reduzir o ruído de chiar que está a ouvir.

Caiu num buraco

Geralmente, as partes dos travões que necessitam de lubrificação são as corrediças da pinça, os pinos, os casquilhos e a parte da pinça que se encontra com a pastilha de travão. Não coloque qualquer lubrificante no lado da pastilha de travão que contacta com o rotor. No entanto, deve consultar o manual do seu automóvel para saber pormenores importantes. Tais como o tipo de lubrificante mais adequado para os seus travões e como proceder.

Uma lubrificação deficiente pode significar que as pinças ficam presas, forçando as pastilhas de travão a permanecer em contacto permanente com os rotores. Isto não só irá desgastar os travões mais rapidamente, como também pode causar ruído mesmo quando não estiver a utilizar os travões. Mantenha todas as outras peças lubrificadas para reduzir as vibrações e a probabilidade de ouvir um ruído de ferrugem ao acionar os travões.

Há alguma humidade nos travões

Nota que os seus travões chiam todas as manhãs quando sai da garagem, mas o som pára pouco depois? Isto é completamente normal e acontece devido à condensação. A humidade que se acumula quando deixa o seu carro estacionado no exterior pode provocar ferrugem e corrosão nos rotores dos travões.

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Entretanto quando o veículo está estacionado, especialmente ao ar livre, em condições de humidade ou de chuva, pode formar-se uma fina camada de ferrugem na superfície do rotor. Da próxima vez que os travões forem acionados, os calços dos travões raspam contra a ferrugem, provocando um ruído de guincho. Esta situação é mais comum de manhã devido à condensação que se forma durante a noite ou após a chuva. Embora a camada de ferrugem possa ser removida após algumas aplicações dos travões, durante o tempo em que existe, pode causar ruídos de chiar. A melhor forma de evitar esta situação é estacionar o carro numa garagem ou num local onde não esteja exposto aos elementos.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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