Auto: acabe com o cheiro a mofo do ar condicionado!

Quando o tempo fica quente e liga o ar condicionado do seu carro, pode descobrir que, para além da brisa fresca, também é atingido por um forte cheiro a mofo. Isto é algo comum a todos os automóveis e pode ser provocado por uma grande série de fatores. No entanto não se preocupe porque lhe vamos dizer como se livrar do cheiro a mofo do ar condicionado.

Auto: acabe com o cheiro a mofo do ar condicionado!

De facto isto é algo muito comum e afeta tantos carros novos como antigos. Entretanto umas vezes pode estar relacionado com a falta de manutenção do veículo mas outras vezes não.

De onde é que vem este cheiro a mofo?

O que provavelmente está a cheirar é a condensação que vem do evaporador dentro do seu sistema de aquecimento e arrefecimento. Basicamente, a água acumula-se nessa área e, se ficar parada durante tempo suficiente, cria o cheiro a mofo.

O mau cheiro também pode ser proveniente da acumulação de pó e bactérias no seu filtro de ar do habitáculo.

No entanto a boa notícia é que há algumas formas de se ver livre disto.

Abra as janelas do veículo.

Ligue a ventoinha interior do automóvel e coloque-a no nível mais baixo.

Retire o filtro de ar do habitáculo.

Pulverize Lysol ou outro tipo de desinfetante doméstico ou automóvel em ambos os lados da abertura de entrada de ar, que se encontra na base do para-brisas do seu carro, ou seja, onde eles estão fixados.

Deixe a ventoinha a funcionar e mantenha as janelas abertas. Isto dará ao desinfetante a oportunidade de matar as bactérias que causam o cheiro a mofo.

Dê uma vista de olhos ao seu filtro de ar do habitáculo antes de o voltar a colocar. Se parecer sujo ou empoeirado, é uma boa altura para o substituir por um novo.

Quando as aberturas de ventilação estiverem limpas, pode ajudar a evitar que a humidade volte desligando o ar condicionado nos últimos minutos da viagem e ligando a ventoinha.

Sabe que há um truque para o ar condicionado gastar menos?

Não é surpresa para os condutores que o sistema de ar condicionado utiliza a potência do motor em carros a gasóleo ou gasolina e bateria nos veículos elétricos. Escusado será dizer que isto aumenta e muito os consumos. Mas há um truque para pouparmos, mesmo com o ar condicionado ligado.

botão carro combustível, ar condicionado combustível

Normalmente para funcionarem eles retiram o ar do exterior e depois aquecem-no ou arrefecem-no.

No entanto este método gasta muito mais recursos do que se usarmos um pequeno botão que faz milagres.

De facto, nem todos os condutores sabem disto mas se recorrermos a um botão que está em todos os automóveis vamos gastar muito menos combustível ou bateria com o ar condicionado ligado.

botão carro combustível

Trata-se do botão de recirculação do ar. É que graças a ele o veículo utiliza o ar que já está dentro do veículo em vez de estar a puxar o ar de fora. Ao mesmo tempo impede que o ar exterior entre.

Ele está normalmente localizado junto aos botões do ar condicionado.

Esta informação torna-se especialmente importante numa altura em que o preço dos combustíveis não pára de subir. Assim tudo aquilo que permitir poupar é bem vindo. Para além disso estamos numa altura em que começamos a usar a sério o ar-condicionado devido às temperaturas quentes. Com o uso deste botão podemos ter o melhor de dois mundos. Poupamos e ficamos fresquinhos à mesma.

Mas devemos ter sempre este botão ligado?

Sempre sempre não. E quando falo de sempre, falo de semanas ou meses. É que especialmente se andarmos sempre com as janelas fechadas passamos a respirar apenas o oxigénio que se encontra no interior do carro. O sistema fica fechado e não entra ar do exterior. Escusado será dizer que isto pode levar a uma concentração do dióxido de carbono e causar sonolência. Mas isto em situações extremas e para quem usa e abusa deste sistema.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.