Chegou o novo Google Chrome para todas as plataformas!

Passaram dez anos desde que a Google lançou o Chrome, um browser que mudou a forma como interagimos com a Internet. Para comemorar esta ocasião, o Google lançou muitas novidades, que incluem alguns ajustes gráficos fundamentais, um novo gestor de palavras-passe e uma aplicação para iOS completamente redesenhada.

Quando o Chrome foi lançado pela primeira vez a inovação mais significativa era a “omnibox”. Este foi o nome que a Google atribuiu ao URL unificado e à barra de pesquisa na parte superior. Antes da omnibox, a maioria dos browsers utilizava uma caixa de URL dedicada com uma barra de pesquisa ao lado. Unificar o design e adicionar separadores foi o caminho inicial do Chrome para se destacar. Portanto, faz sentido que estas duas funcionalidades tenham sido reformuladas no novo design.

A omnibox recebeu outra  novidade: respostas breves a pesquisas, como as condições atuais do tempo, vão aparecer na omnibox quando efetuar uma pesquisa, ao invés de ter de pressionar Enter para ver os resultados completos. O mesmo se passa com informações acerca de celebridades, eventos desportivos, entre outro.

O “http:// também vai desaparecer, uma vez que a Google acha que já não faz sentido. Isto significa que já não vai poder ver se um site é http vs https, embora o cadeado do Chrome (que indica um site seguro) se mantenha.

Além das alterações na omnibox, a Google também integrou a nova versão do Material Design no Chrome. Isto significa que a omnibox agora tem extremidades arredondadas e está muito parecida com a barra de pesquisas do Android. Tudo ficou mais arredondado e isso inclui os separadores.

Os famosos separadores trapezoidais do Chrome foram substituídos por um retângulo arredondado. É uma aparência muito reminiscente do browser Opera, mas uma mudança necessária, dada a forma como o Google está ia impulsionar o Material Design em todos os seus produtos.

Também houve melhorias significativas em algumas das melhores funcionalidades do Chrome, como o preenchimento automático e o gestor de palavras-passe. O preenchimento automático está agora mais inteligente. E o novo gestor de palavras-passe é muito semelhante ao porta-chaves da Apple – pode sugerir palavras-passe fortes de forma automática, armazená-las com segurança e disponibilizá-las em computadores e dispositivos móveis.

Por fim, a aplicação para iOS sofreu várias alterações e a barra de ferramentas está agora em baixo para dar lugar à omnibox.

O novo design está disponível em todas as principais plataformas, o que significa PC, Mac, iOS e Android.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário