Chegou o novo Google Chrome para todas as plataformas!

Passaram dez anos desde que a Google lançou o Chrome, um browser que mudou a forma como interagimos com a Internet. Para comemorar esta ocasião, o Google lançou muitas novidades, que incluem alguns ajustes gráficos fundamentais, um novo gestor de palavras-passe e uma aplicação para iOS completamente redesenhada.

Quando o Chrome foi lançado pela primeira vez a inovação mais significativa era a “omnibox”. Este foi o nome que a Google atribuiu ao URL unificado e à barra de pesquisa na parte superior. Antes da omnibox, a maioria dos browsers utilizava uma caixa de URL dedicada com uma barra de pesquisa ao lado. Unificar o design e adicionar separadores foi o caminho inicial do Chrome para se destacar. Portanto, faz sentido que estas duas funcionalidades tenham sido reformuladas no novo design.

A omnibox recebeu outra  novidade: respostas breves a pesquisas, como as condições atuais do tempo, vão aparecer na omnibox quando efetuar uma pesquisa, ao invés de ter de pressionar Enter para ver os resultados completos. O mesmo se passa com informações acerca de celebridades, eventos desportivos, entre outro.

O “http:// também vai desaparecer, uma vez que a Google acha que já não faz sentido. Isto significa que já não vai poder ver se um site é http vs https, embora o cadeado do Chrome (que indica um site seguro) se mantenha.

Além das alterações na omnibox, a Google também integrou a nova versão do Material Design no Chrome. Isto significa que a omnibox agora tem extremidades arredondadas e está muito parecida com a barra de pesquisas do Android. Tudo ficou mais arredondado e isso inclui os separadores.

Os famosos separadores trapezoidais do Chrome foram substituídos por um retângulo arredondado. É uma aparência muito reminiscente do browser Opera, mas uma mudança necessária, dada a forma como o Google está ia impulsionar o Material Design em todos os seus produtos.

Também houve melhorias significativas em algumas das melhores funcionalidades do Chrome, como o preenchimento automático e o gestor de palavras-passe. O preenchimento automático está agora mais inteligente. E o novo gestor de palavras-passe é muito semelhante ao porta-chaves da Apple – pode sugerir palavras-passe fortes de forma automática, armazená-las com segurança e disponibilizá-las em computadores e dispositivos móveis.

Por fim, a aplicação para iOS sofreu várias alterações e a barra de ferramentas está agora em baixo para dar lugar à omnibox.

O novo design está disponível em todas as principais plataformas, o que significa PC, Mac, iOS e Android.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados