Inicio Tutoriais As Dicas Essenciais para dominar o Google Chrome

As Dicas Essenciais para dominar o Google Chrome

O Google Chrome já é o browser mais utilizado em todo o mundo, sendo que o elevado desempenho é certamente uma das principais razões para esta elevada adopção. Nas próximas linhas explicamos-lhe como tirar ainda maior partido do browser da Google.

Conheça os atalhos do teclado

Com o objectivo de aumentar a sua produtividade, pode utilizar atalhos de teclado para mais facilmente interagir com o Google Chrome. Eis os principais:

Ctrl + 1-8 = pressionando Crtl (Windows) ou cmd (no OSX) e qualquer número de 1 a 8 irá levá-lo com rapidez ao separador correspondente, acima da barra de navegação.

Ctrl + 9 = pressionando Crtl (Windows) ou cmd (no OSX) e a tecla 9 será conduzido ao último separador.

Ctrl + H = Mostra o histórico de navegação

Ctrl + J = Abre a janela de Downloads

Ctrl+Shift+T = Abre novamente o último separador fechado. O Google Chrome memoriza os últimos 10 separadores fechados.

Ctrl+W ou Ctrl+F4 = Fecha o separador ou a janela de contexto atual.

Ctrl+Shift+Delete = Se gosta de limpar os dados das suas navegações quando acaba de usar o computador, então esta combinação de teclas interessa-lhe em particular já que dá acesso à janela onde poderá eliminar de uma forma rápida todos os dados que ficaram armazenados no computador, resultantes das navegações.

Usar o omnibox para fazer mais do que pesquisar

A barra de endereço localizada na parte superior da janela do navegador (chamada de “omnibox”) faz mais do que funcionar como uma caixa de pesquisa. Pode também executar os cálculos matemáticos, ou até mesmo responder a questões simples.

Sincronização do Chrome com sua conta do Google

Está constantemente a enviar links por email para si próprio para os poder abrir noutro computador? Se tiver sessão iniciada no Chrome, pode ver os separadores abertos noutros computadores ou num telemóvel com Chrome para Android.

Em dispositivos Windows, Mac, Linux ou Chrome

Aceda ao menu do Chrome > Definições.
Clique em Definições de sincronização avançadas e certifique-se de que a caixa de verificação “Abrir Separadores” está selecionada.

No Chrome para Android

Toque em Menu > Definições > Iniciar sessão no Chrome.
Toque em “Sincronizar” e certifique-se de que a caixa de verificação “Abrir separadores” está selecionada.

Pode ainda aceder a qualquer separador aberto a partir de outros aparelhos sincronizados.

Prima Ctrl+T (Mac: ⌘-T) para abrir um separador novo.
No canto inferior direito, clique em Outros aparelhos.
Clique no separador que pretende abrir no aparelho que está a utilizar atualmente.
Os separadores abertos são agrupados por aparelhos. Pode desativar a sincronização de separadores num dispositivo para o ocultar. Para ocultar temporariamente um dispositivo, clique com o botão direito do rato no nome do dispositivo e selecione Ocultar.

Utilize o recurso de preenchimento automático

Está constantemente a preencher os mesmos dados em formulários? A funcionalidade Preenchimento automático permite preencher formulários com apenas um clique.

Para inserir os valores de forma automática basta seguir os passos seguintes:

Clique no menu do Chrome na barra de ferramentas do navegador.
Selecione Definições.
Clique em Mostrar definições avançadas e procure a secção “Palavras-passe e formulários”.
Agora clique em Gerir definições de Preenchimento automático.
Preencha todas as configurações e clique em ok.

Redimensionar as caixas de texto

O Google Chrome dá-lhe a possibilidade de redimensionar qualquer campo de texto. Isto pode ser útil quando está a preencher um formulário que não parece ser suficientemente grande para toda a informação que está a subscrever. Para redimensionar o campo de texto basta dar um clique no canto inferior direito e ficando a carregar no botão do rato, arrastá-lo.

Utilize o gerenciador de tarefas do Chrome

Muitas extensões e aplicações Web utilizam páginas de fundo para executarem as suas funções. A página de fundo é invisível para o utilizador, mas está constantemente a ser executada em segundo plano, por exemplo, a verificar o correio para o informar de que tem novas mensagens. Isto ocupa recursos do computador e por esse motivo, é importante que consiga ver se existem páginas de fundo em execução e que recursos estão a ser utilizados.

Clique no menu do Chrome na barra de ferramentas do navegador.
Se tiver instaladas extensões ou aplicações que utilizam páginas de fundo, verá um item no menu que indica Ver páginas em segundo plano. Clique neste item para aceder ao gestor de tarefas, onde as extensões e aplicações com páginas de fundo aparecerão realçadas.

O gestor de tarefas mostra a capacidade de memória e do CPU que está a ser utilizada pelas extensões, separadores e aplicações. Para parar um deste itens, selecione-o na lista e clique em Terminar processo. Também pode desativar as extensões através da página Extensões e desinstalar aplicações através da página Novo Separador para parar as páginas de fundo.

Modo de navegação anónima

Nos momentos em que pretender navegar de forma discreta, o Google Chrome disponibiliza o modo de navegação anónima. Enquanto estiver neste modo, as páginas Web que abrir e os ficheiros que transferir não são incluídos nos históricos de navegação e transferências.

Para além disso todos os cookies novos são eliminados quando fechar todas as janelas sem ficar qualquer registo no computador.
As alterações efetuadas nos marcadores e definições gerais do Google Chrome enquanto se encontra no modo de navegação anónima são sempre guardadas.

Clique no menu do Chrome na barra de ferramentas do navegador.
Selecione Nova janela de navegação anónima.
Será aberta uma nova janela com o ícone de navegação anónima no canto. Pode continuar a navegar em modo normal na outra janela.
Também pode usar os atalhos de teclado Ctrl+Shift+N (Windows, Linux e SO Chrome) e ⌘-Shift-N (Mac) para abrir uma janela de navegação anónima. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

(Análise) Moshi Tego: Uma mala para quem adora tecnologia

A Moshi quer cada vez mais ser uma referência no mundo das malas e periféricos lifeStyle como auscultadores, carregadores, capas, etc... Por isso, foi...

La Casa de Papel vai ser muito quente! Atriz aparece sem roupa

La Casa de Papel está a excitar cada vez mais os fãs à medida que varias novidades vão sendo reveladas. Afinal de contas, depois...

Xperia Play 2: Sony vai lançar um PlayStation Phone?

Foi em 2011 que a Sony Ericsson lançou o Xperia Play. Foi sem dúvida uma excelente ideia. A primeira e única vez que este...

(Análise) PES 2021: Por 29,99€, é basicamente imperdível!

É inegável que PES 2021 é um dos esforços mais arriscados de sempre por parte da Konami! Ao fim ao cabo, não estamos a...

Redmi 7A acaba de receber o MIUI 11.0.4.0! Atualize já

A Xiaomi tem a fama e o proveito de manter os seus equipamentos sempre bem atualizados. A propósito disto, eis que começou a disponibilizar...