Estes são os sinais de que o seu carro está quase a parar!

A maioria das avarias são precedidas de sinais de aviso e pode, por vezes, ser evitada se souber as coisas a que deve estar atento. Embora pareçam algumas coisas para acompanhar, na realidade é muito fácil aperceber-se de que algo não está bem e que deve mesmo fazer alguma coisa, especialmente quando o carro está quase a parar.

Estes são os sinais de que o seu carro está quase a parar!

Danos ou corrosão na bateria

Se vir pó verde à volta da bateria ou sinais de corrosão à volta dos terminais, tenha cuidado. Especialmente se o carro tem dificuldade a arrancar ou tem outros problemas elétricos.

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Grumos de óleo espesso na vareta de medição

O óleo do motor é normalmente amarelo claro e não tem grumos. Pode testar este aspeto retirando a vareta do óleo – se estiver coberta de óleo castanho-escuro ou viscoso, está na altura de mudar o óleo e o filtro.

O óleo perde as suas propriedades lubrificantes com o tempo, o que pode causar danos no motor. Da mesma forma, quando o filtro está velho, permite que a sujidade circule à volta do motor, provocando corrosão.

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É possível efetuar uma mudança de óleo em casa com as ferramentas e os conhecimentos adequados, mas não é algo que deva tentar a menos que se sinta confiante.

Resíduos de metal no óleo

À medida que o óleo circula pelo motor, pode apanhar aparas ou resíduos de metal dos componentes à medida que estes se desgastam, especialmente nos carros mais antigos. O filtro do óleo foi concebido para apanhar estes resíduos. No entanto, se tiver notado um número significativo destas partículas no seu óleo, provavelmente está na altura de substituir o filtro.

Poças verdes ou azuis debaixo do seu carro

As poças coloridas debaixo do seu carro indicam uma fuga de líquido de refrigeração. Atestar o líquido de arrefecimento é bastante fácil – certifique-se de que, se comprar líquido de arrefecimento concentrado, o dilui de acordo com as instruções da garrafa – mas isto é apenas uma solução a curto prazo e não é aconselhável se a fuga for grande.

Se o reservatório do líquido de refrigeração estiver vazio e a fuga parecer grave, é melhor evitar conduzir o seu automóvel (mesmo que o ateste) até que o problema seja resolvido. Conduzir um veículo com pouco ou nenhum líquido de refrigeração pode causar danos graves no motor devido ao sobreaquecimento. Neste caso, procure um mecânico móvel.

Piso do pneu gasto de forma irregular

Quando os seus pneus se desgastam de forma irregular, é frequentemente um sinal de problemas na suspensão ou de rodas desalinhadas. Entretanto pode notar que o carro puxa para um lado, o volante treme ou vibra ou tem uma direção ruidosa.

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Luzes de aviso do painel de instrumentos

As luzes de aviso do painel de instrumentos podem indicar uma série de problemas, desde a manutenção normal (ou seja, quando precisa de fazer a revisão do seu carro) até problemas mais graves com o motor ou outros componentes.

Many different car dashboard lights with warning lamps illuminated. Light symbol that pops up on dashboard when something goes wrong with the engine.

Uma luz amarela é menos urgente do que uma luz vermelha. No entanto, ignorar qualquer luz de aviso não é uma boa ideia, independentemente da sua cor, e pode levar a uma avaria.

Fumo proveniente de um motor sobreaquecido

Um capot a deitar fumo significa que o carro está a sobreaquecer. Entretanto um escape que emite fumo azul significa que entrou óleo no abastecimento de combustível, afetando a capacidade do seu automóvel de funcionar como deve ser.

O fumo branco do escape sugere que entrou água ou anticongelante na alimentação de combustível.

O fumo escuro ou malcheiroso do escape indica uma relação ar-combustível incorrecta.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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