(Especial) Calor gerado pelo carregamento sem fios danifica o telemóvel?

O carregamento sem fios danifica o telemóvel? O carregamento sem fios é uma tecnologia que não é obviamente essencial, mas que na realidade nos dá um outro nível de conforto. Ao fim ao cabo, não temos de andar preocupados com cabos! Basta pegar no telemóvel, meter em cima da base de carregamento e continuar a trabalhar.

No entanto, sempre existiram algumas dúvidas quanto ao calor gerado pelo carregador propriamente dito, especialmente agora que começamos a ver as primeiras soluções com carregamento rápido. Afinal, quando pegamos no telemóvel, este está inegavelmente quente, o que normalmente no mundo da tecnologia nunca é bom sinal.



Mas será que este calor é suficientemente alto para criar problemas sérios no hardware do smartphone?

carregamento sem fios danifica

Pois bem, o site ZDNET decidiu perceber até que ponto este calor poderá criar problemas ao utilizar um iPhone 11 Pro, um carregador Anker PowerWave High-Speed, bem como a câmera térmica do Blackview BV9800 Pro. Vamos tentar perceber então os resultados deste teste.

Deixar o telemóvel a carregar durante a noite?

Este é provavelmente o caso que mais medo mete aos utilizadores, devido ao facto do telemóvel ficar cerca de 6~8 horas em cima da plataforma de carregamento. Se algo correr mal, as pessoas estão a dormir e ninguém dá conta de nada.

Pois bem, primeiramente, o carregador foi deixado ligado durante toda a noite, apresentando a temperatura de 19.3ºC, com a mesa de madeira a apresentar a temperatura de 17.2ºC. Posteriormente, deu-se o início ao teste, pondo o telemóvel na base, de forma a fazer várias medições ao longo de algumas horas.

Dito isto, após os primeiros 30 minutos, a temperatura subiu até aos 32ºC. Entretanto, a temperatura da mesa subiu para os 18.2ºC. Após uma hora, a temperatura do carregador já chegava aos 35ºC, com a área circundante a chegar aos 23.5ºC. No entanto, a partir daqui a coisa estabilizou.

Em suma, tudo normal! Todas as medições seguintes apresentaram uma temperatura constante de ~30ºC, com a mesa a ficar pelos ~20ºC.

Conclusão

Muito resumidamente, sim, o carregador vai ficar quente e o seu telemóvel também. Mas isto é normal, está tudo dentro do limite de temperatura de funcionamento dos smartphones modernos.

Dito isto, se por ventura quiser baixar estas temperaturas, retire a capa antes de meter o telemóvel a carregar, não meta o carregador debaixo de luz intensa do sol, e faça questão de o meter num local plano, como uma mesa. Nunca meta um carregador sem fios num sofá, manta, etc… (Pode obstruir as entradas de ar).


O calor do carregamento sem fios danifica o telemóvel? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também