A maioria dos proprietários de iPhone já sentiu a frustração de tentar pôr um cabo de carregamento avariado a funcionar novamente. Normalmente, um carregador novo funciona pelo menos durante alguns meses. Mais, se tiver sorte ou cuidado. No entanto, eventualmente, o desgaste acaba por afetá-lo e podem surgir problemas em diferentes partes do cabo ou da ficha. Isto pode dificultar a identificação da origem do problema para o poder resolver. Como resolver problemas com o carregador ou cabo do iPhone.
Como resolver problemas com o carregador ou cabo do iPhone
A melhor forma de atuar é experimentar algumas soluções diferentes e ver o que resulta. Normalmente, os problemas podem começar com o cabo de carregamento, o conetor ou a ficha da tomada. Para cada um destes problemas, existem diferentes razões possíveis para que estejam avariados, bem como diferentes formas de os resolver. Por vezes, não há nenhuma solução que funcione e terá de comprar um novo carregador; no entanto, antes de o fazer, experimente estes métodos e veja se funcionam consigo.
Como reparar um cabo de carregamento do iPhone
A fonte mais comum de problemas de carregamento do iPhone parece vir do cabo de carregamento. Isto faz sentido, uma vez que este suporta muito manuseamento. Além disso, dependendo do tipo de carregador que tiver, o cabo pode ser mais propenso a partir-se. Por exemplo, os cabos revestidos de plástico não durável têm maior probabilidade de se partir num período de tempo relativamente curto. Quando se trata de comprar um novo carregador, é preferível procurar cabos revestidos a Kevlar ou nylon entrançado para maior durabilidade. Além disso, a Apple apresenta uma lista de cabos de carregamento no seu sítio Web, o que deverá ajudar a garantir que não compra um produto de baixa qualidade.
Dito isto, os conselhos sobre qual o cabo de carregamento a comprar não ajudam se estiver a tentar lidar com um carregador avariado neste momento. Pode acontecer que o carregador só funcione numa posição muito específica porque o cabo está muito gasto, o que resulta num curto-circuito. Se for este o caso, é demasiado tarde para o reparar e deve comprar um substituto. Alguns consumidores utilizam com sucesso fita isoladora para atenuar temporariamente o problema e poderem continuar a utilizar o cabo, mas deve pensar duas vezes antes de o fazer.
Continuar a utilizar um cabo de carregamento que tenha um curto-circuito pode potencialmente resultar em danos no dispositivo – ou pior, num sobreaquecimento que conduza a um incêndio. Um novo cabo de carregamento é muito mais barato do que substituir um iPhone. Por esse motivo, deve evitar utilizar fita adesiva para reparar o cabo e adquirir um novo.
Como reparar um conetor de carregador do iPhone
Outra parte do cabo de carregamento que pode estar em falta é o conetor, que é a parte que efetivamente se liga ao iPhone. Felizmente, este é um problema menos comum, mas ainda pode acontecer e causar muitos problemas. Este pode ser o caso se o cabo não parecer danificado e se o adaptador de tomada que está a utilizar funcionar quando outros cabos são ligados através da porta USB. A principal razão para este problema é a sujidade que se instalou no conetor, impedindo-o de estabelecer um contacto adequado para que o dispositivo possa carregar.
Felizmente, este problema é muito fácil de resolver com um cotonete e um pouco de água. Depois de limpar o conetor, certifique-se de que está completamente seco antes de o inserir no iPhone, uma vez que ligar um conetor molhado pode causar danos. No entanto, se esta não for a causa do problema, o problema pode nem sequer ser o conetor do cabo, mas sim o próprio iPhone. Se a porta de carregamento tiver detritos no interior, pode causar problemas. Pode limpar facilmente esta porta utilizando um palito de madeira ou de plástico. Ou seja nada de metal.
Se nenhum destes problemas potenciais explicar os seus problemas de carregamento, verifique se o conetor do cabo está danificado.
Como reparar uma ficha de carregador do iPhone
Por último, poderá estar a ter problemas com a ficha de carregamento à qual a extremidade USB se liga. Podem existir alguns problemas. Em primeiro lugar, a própria tomada pode ser o problema, pelo que deve tentar mudar para uma diferente. Se isso não resultar, deve tentar limpar a porta USB do adaptador de carregamento, o que pode ser feito com métodos semelhantes aos da limpeza da porta do carregador do iPhone. Um cotonete ou uma lata de ar comprimido devem funcionar bem aqui. Entretanto certifique-se de que não existe humidade na porta antes de utilizar o adaptador. Também deve inspecionar a porta USB para se certificar de que não está danificada ou suja. Se estiver danificada, é provável que seja necessário um novo carregador, uma vez que é difícil reparar um USB avariado.
Se nenhuma destas soluções funcionar, é melhor comprar um carregador novo e mais duradouro. Caso um novo cabo e adaptador não resolverem o problema, poderá haver um problema com o próprio iPhone e, nesse caso, deve considerar levá-lo a uma Apple Store para obter assistência.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!