As quatro soluções para um smartphone Android a encravar!

De uma forma geral os smartphones Android funcionam muito bem. No entanto isto é sobretudo verdade para aqueles que têm melhores especificações. Os outros, sobretudo com o passar do tempo, podem apresentar mais problemas. O seu telemóvel bloqueia ao atender uma chamada ou ao abrir uma aplicação? Se sim, não é o único. Às vezes, uma falha ou bug no software podem até encravar smartphones Android emblemáticos. Assim vamos dizer-lhe o que pode encravar smartphones Android e também como resolver.

As quatro soluções para um smartphone Android a encravar!

Reinicie o seu smartphone Android e verifique o armazenamento

Reiniciar o telefone Android deve ser a primeira coisa a fazer quando ele congela. Na página oficial de suporte, o Google recomenda “manter pressionado o botão liga / desliga por cerca de 30 segundos para reiniciar”. Quando o telemóvel arrancar, não se apresse a desbloqueá-lo. Dê-lhe algum tempo para invocar todas as funções do sistema e preparar-se. Depois, passe pelo ecrã de bloqueio para ver se funciona melhor.

Se for uma situação pontual, ou seja, algum erro ou falha que tenha congelado o seu telemóvel Android, reiniciá-lo deverá resolver o problema. No entanto, se o seu telemóvel bloquear muitas vezes, considere verificar o espaço de armazenamento. Se estiver a ficar sem espaço de armazenamento, liberte algum apagando aplicações e ficheiros desnecessários.

smartphone Android a encravar

Comece por eliminar fotografias duplicadas ou capturas de ecrã do seu telemóvel Android. Se fizer cópias de segurança dos seus ficheiros multimédia no Google Fotos, elimine-os do armazenamento offline para libertar algum espaço.

Remova quaisquer filmes ou séries da Web que possa ter descarregado, uma vez que ocupam muito espaço. Poderá encontrá-los na secção Transferências da aplicação Ficheiros.

Desinstale as aplicações que não utiliza com frequência.

Continue a limpar a sua memória, especialmente se utilizar um telemóvel Android antigo com uma memória RAM limitada. Vá para a secção de aplicações recentes e toque em “Limpar tudo” para fechar todas as aplicações.

Verificar as actualizações do sistema operativo e das aplicações

Tal como os iPhones, os telemóveis Android também têm problemas de software. Os problemas de software não acontecem exclusivamente com o sistema operativo Android. Por vezes, as aplicações instaladas no seu telemóvel Android também podem ficar danificadas. No entanto, em ambas as situações, você deve verificar se há atualizações de software e atualizar se uma versão mais recente estiver disponível.

armazenamento do telemóvel cheio, códigos no smartphone Android, proteger o smartphone Android, gastar dinheiro, smartphone invadido remotamente, instalar todas as atualizações Android, aumentar a velocidade de download do smartphone

Repor as definições de fábrica

Se nada resultar poderá ter de repor as definições de fábrica do seu smartphone Android. Este processo apaga todos os dados, informações de aplicações e definições guardadas no telemóvel. Por isso, antes de repor o smartphone, crie uma cópia de segurança local no seu ambiente de trabalho ou no Google Drive, se tiver armazenamento suficiente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.