Uma câmara térmica capta assinaturas de calor e converte-as numa imagem visível. No entanto, embora possam detetar detalhes que, de outra forma, passariam despercebidos, têm as suas limitações, especialmente no que diz respeito a superfícies reflectoras. Mas sabia que as câmaras térmicas não conseguem ver isto?
As câmaras térmicas captam comprimentos de onda infravermelhos mais longos e invisíveis emitidos por qualquer objeto com uma assinatura de calor. Entretanto interpretam essas assinaturas de calor e transformam-nas numa imagem codificada por cores.
As câmaras térmicas não conseguem ver através das paredes
Apesar desta não ser a realidade que muitos filmes mostram, a verdade é que não conseguem ver através das paredes. De facto, a maioria das paredes é suficientemente espessa para bloquear todas as assinaturas de calor que vêm de trás delas. Como as câmaras térmicas dependem da decifração destas ondas, a maioria das paredes bloqueia completamente o que se passa atrás delas. Se apontar uma câmara térmica a uma parede, é muito provável que veja a assinatura de calor da parede e não o que está por trás. Em alguns casos, as paredes finas podem deixar escapar fracamente assinaturas de calor. No entanto são na sua maioria opacas às câmaras térmicas.
Não conseguem ver através de vidro e metais
Também não conseguem ver através do vidro, e não, não é apenas o vidro opaco que bloqueia a visão de uma câmara de infravermelhos. Curiosamente, quando aponta uma câmara térmica para um painel de vidro, vê o seu reflexo no vidro, à semelhança do que acontece com um espelho para a luz visível.
Para compreender este fenómeno temos de olhar para a forma como os espelhos mostram o seu reflexo. Os espelhos têm um lado pintado de prata que faz com que o lado transparente reflicta a luz que incide sobre ele. Quando vê esta luz reflectida, capta um reflexo de si próprio.
Embora o vidro não reflicta a luz visível, reflecte a luz infravermelha, o que faz com que se comporte como um espelho infravermelho quando visto através de uma câmara térmica.
Os metais podem comportar-se como uma parede opaca (mostrando as suas próprias assinaturas de calor) ou como um vidro refletor, dependendo do seu tipo. A maioria dos metais brilhantes reflecte a luz infravermelha e actua como espelhos infravermelhos.