Esta pode ser a câmara principal do Galaxy S25 e S25 Plus!

A Samsung é um dos principais fabricantes no que diz respeito aos sensores de câmara para smartphones. A propósito disto acaba de anunciar três novos sensores de câmara. Parece que um deles pode vir a ser a câmara principal do Galaxy S25 e S25 Plus.

Esta pode ser a câmara principal do Galaxy S25 e S25 Plus!

A Samsung anunciou o ISOCELL HP9 de 200MP, o ISOCELL JN5 de 50MP e o ISOCELL GNJ de 50MP. Mas foi este último sensor que nos chamou a atenção.

ISOCELL GNJ

O GNJ possui um sensor de 1/1,57 polegadas, sensivelmente ao mesmo nível do sensor da câmara principal do S24 e do S24 Plus (1/1,56 polegadas). O novo sensor também tem píxeis de um mícron, tal como o sensor utilizado no S24 e no S24 Plus.

A Samsung oferece uma câmara principal com este tamanho aproximado de sensor e de pixéis desde o Galaxy S22 e o S22 Plus de 2022. Acredita-se que o Galaxy S25 e o S25 Plus manterão uma câmara principal de 50MP, o que sugere que não haverá grandes alterações no sensor, mais uma vez. Por isso, é lógico que o ISOCELL GNJ possa ser utilizado nestes novos telemóveis se a Samsung quiser um novo sensor mas não quiser aumentar o tamanho.

A empresa também está a introduzir algumas alterações mais pequenas. Estes ajustes incluem uma “camada anti-refração” melhorada e um melhor material de isolamento de pixéis. Estas alterações têm como objetivo melhorar a captação de luz, reduzir os reflexos, proporcionar sombras/áreas escuras mais precisas e melhorar a reprodução de cores.

A Samsung acrescenta que o ISOCELL GNJ também oferece ganhos de eficiência, nomeadamente um aumento de eficiência de 29% no modo de pré-visualização e um ganho de 34% com vídeo 4K/60fps.

Samsung ISOCELL HP9

A marca coreana também anunciou o ISOCELL HP9, chamando-lhe o primeiro sensor telefoto de 200MP da indústria dos smartphones. De facto, este sensor alimenta a lente periscópica de 200MP 3.7x do Vivo X100 Ultra.

A Samsung diz que o HP9 tem um tamanho de sensor de 1/1,4 polegadas e pequenos pixels de 0,56 mícrons, em linha com a câmara principal de 200MP do S24 Ultra. Entretanto a empresa afirma que este sensor também proporciona uma melhor captação de cor, uma captação de luz 12% melhor e um desempenho de contraste de focagem automática 10% melhor.

Por outro lado também afirma que o ISOCELL HP9 traz melhorias em condições de pouca luz graças às suas capacidades de agrupamento de pixéis, oferecendo um agrupamento de 16 em um. Isto significa que, teoricamente, é possível obter imagens comparáveis a um pixel de 2,24 mícrones de 12 MP.

Quanto às capacidades de zoom, a Samsung afirma que a HP9 oferece zoom 2x ou 4x no sensor (ostensivamente quando utilizada como câmara 1x), bem como zoom até 12x quando utilizada como câmara telefoto 3x.

ISOCELL JN5

Entretanto o último sensor de câmara é o ISOCELL JN5 de 50MP. É igual ao anterior JN1, oferecendo um tamanho de sensor de 1/2,76 polegadas e píxeis de 0,64 mícron.

O novo sensor da Samsung traz ajustes de HDR e autofoco. Nomeadamente a tecnologia de ganho de inclinação dupla (DCG) para HDR de quadro único e a tecnologia de autofoco Super Quad Phase Detection. Em contrapartida, o JN1 utilizava a superdetecção de fase dupla. Pedimos à empresa detalhes sobre cada solução de autofocus.

A Samsung afirma que o tamanho reduzido do JN5 significa que pode ser utilizado como câmara principal, câmara ultra-angular, teleobjetiva ou mesmo como câmara frontal.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados