A BYD é sem dúvida alguma um caso de estudo. Afinal, ainda não passaram dois anos desde de que aterrou oficialmente em Portugal, e já acabou de atingir um marco histórico! Liderou as vendas de veículos 100% elétricos no nosso país no mês de maio.
Foram 441 unidades registadas, o que se traduz numa quota de mercado de 9,8%. Ou seja, em maio, nenhum outro fabricante vendeu mais carros totalmente elétricos em solo nacional.
BYD lidera vendas de carros elétricos em Portugal pela primeira vez
Portanto, o feito é ainda mais relevante quando se percebe que a marca só agora começa a ganhar notoriedade entre os consumidores portugueses. Dito isto, se juntarmos os híbridos plug-in aos elétricos puros, a BYD sobe para o top 3 do mês, com um total de 574 carros vendidos.
Este crescimento não acontece por acaso.
Depois do sucesso inicial, a gigante chinesa tem vindo a reforçar a sua presença com uma oferta cada vez mais completa: o novo Sealion 7, o acessível ATTO 2 e o irreverente DOLPHIN SURF são três apostas que têm puxado pela curiosidade do público.
Por isso, só em 2025, já foram vendidos 1.793 carros 100% elétricos da BYD em Portugal, o que representa um crescimento de 150,8% face ao mesmo período do ano passado.
Indo além dos elétricos, a a marca já soma 2.259 veículos vendidos em Portugal (EV + PHEV). É um sinal claro de que a tecnologia Super DM-i está a conquistar o seu espaço, especialmente entre quem procura autonomia elétrica com a flexibilidade de um motor a combustão.
A nível global, o ritmo de crescimento mantém-se: só em maio, a BYD vendeu 382.476 veículos movidos a novas energias (Elétricos e Híbridos). Um número impressionante, que reflete o domínio da marca na transição energética automóvel.
O que acaba por ser curioso, é o facto de Portugal ser cada vez mais uma peça importante neste xadrez. A liderança nas vendas em maio mostra que a BYD já não é apenas mais uma marca chinesa a tentar entrar na Europa. Está cá, está a crescer e, ao que tudo indica, veio mesmo para liderar. As outras que se cuidem!