Bottleneck: descubra o que está a atrasar o seu PC!

Bottleneck é um termo que muitos entusiastas dos computadores utilizam. No entanto, é algo desconhecido para muitos utilizadores. Mas afinal o que é isto? E de que forma o Bottleneck está relacionado com o atrasar o PC? É tudo isso que lhe vamos explicar e sobretudo como pode descobrir o que está a deixar o seu PC lento. Em menos de nada pode acabar por descobrir que afinal bastava uma pequena alteração para o seu PC ficar com muito mais velocidade!

Bottleneck: descubra o que está a atrasar o seu PC!

O que é o Bottleneck?

Em primeiro lugar Bottleneck em português significa estrangulamento. Ora isto já lhe dá uma pista. Na prática refere-se a um componente que limita o poder de processamento ou o desempenho gráfico. O estrangulamento ocorre tipicamente devido a diferenças nas capacidades máximas de dois componentes, onde a capacidade máxima de uma parte excede a outra.

melhores placas gráficas, Bottleneck

Ou seja, na prática, um componente acaba por fazer de travão para outro e isto vai atrasar o seu PC.

As situações mais comuns

Processador e Placa Gráfica

O CPU é responsável por diversas operações de cálculo e envia instruções de renderização para o processador gráfico. Muitas vezes, o CPU é demasiado fraco para acompanhar uma poderosa placa gráfica em dispositivos que não foram bem pensados. Assim restringe fortemente o número de frames por segundo.

atrasar o PC

No entanto, a situação também se pode dar ao contrário.

Se tem um CPU poderoso mas uma gráfica fraca, o processador processa o jogo mais rapidamente do que a gráfica e mais uma vez teremos lentidão.

Disco rígido

Um dos exemplos mais clássicos de estrangulamento está relacionado com o armazenamento. Se estiver a utilizar um dispositivo mais antigo mas tiver atualizado o processador, a gráfica e a memória a próxima coisa a atualizar é a sua antiga unidade de disco rígido (HDD). Os discos mais antigos têm tempos de carga mais longos. Assim é boa ideia substituir por um SSD mais rápido.

atrasar o PC

Componentes externos

Não são só os componentes internos que causam estrangulamento. Digamos que tem uma gráfica de topo mas ainda joga num monitor a 60Hz com resolução 1080p. Embora tenhamos uma saída de topo não a vamos aproveitar nem ver todas as coisas como deveríamos. Isto é outro tipo de estrangulamento.

Bottleneck

A forma de verificar o PC

Se tem a certeza que o teu PC não está a funcionar como devia, pode ter um estrangulamento no sistema. Mas descobrir onde está não é tão simples como abrir o PC e ficar a olhar para ele. No entanto, existem algumas formas de verificar se existem problemas nos componentes com alguma facilidade.

RTX 3070, atrasar o PC

De facto, existem várias calculadoras de estrangulamento online que podemos usar para descobrir o que está a atrasar a máquina. Uma delas pode ser encontrada aqui. Tudo é muito simples. Dirija-se ao site, insira as informações do CPU, GPU e RAM e, em seguida, carregue no botão Calcular FPS e Bottleneck.

Outra opção é utilizar o Bottleneck Calculator que está disponível aqui. Não pede as informações de RAM mas sim outras especificações do sistema que utiliza para descobrir onde estão os problemas.

Bottleneck

Como resolver?

A solução mais simples para é garantir que seleciona um conjunto equilibrado de componentes. Qualquer que seja o hardware que escolher, o planeamento evitará o bottleneck.

Aqui a Leak poderá dar uma ajuda através dos nossos contactos e ajudar a montar uma máquina com especificações equilibradas.

Para além disso e mais importante do que estar já a mudar peças é utilizar ferramentas de benchmarking. Assim ficará a saber que áreas do seu sistema requerem uma atualização. São exemplo disso o PCMark e o 3DMark.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.