Bliss OS: agora já pode instalar o Android Pie no seu PC!


Por em

O Android é um dos sistemas operativos mais populares do mundo para smartphones. No entanto, não tem uma presença significativa nos computadores. Se alguma vez pensou em correr este sistema operativo no seu computador e não descobriu como já há solução. O Bliss OS apresenta-se a si próprio como uma das possíveis soluções para se executar o Android x86 no PC.

Bliss OS: agora já pode instalar o Android Pie no seu PC!

Em Abril de 2019, o Bliss OS baseado no Android Pie para PCs foi lançado com uma mais valia. Suporte para a Google Play Store. Agora há uma grande novidade. É que a equipa responsável pelo projeto atualizou a versão Android 9 Pie com o suporte para a API Vulkan Graphics.

Bliss OS

Aproveitar esta API é muito simples. Para tirar partido do Vulkan só tem de seleccionar Vulkan a partir do menu, ou adicionar “VULKAN=1” à linha de comando.

Entretanto para além do suporte para a API Vulkan Graphics, o modo sleep também já está a funcionar. Pelo menos de forma parcial. Para já o CPU vai continuar a funcionar. No entanto a atividade será praticamente nula. Caso a opção para o modo sleep não apareça no menu terá de utilizar uma ferramenta de terceiros para ativar este modo.

Bliss OS

Apesar de todos os avanços, o Bliss OS ainda tem alguns problemas. Por exemplo, a Taskbar, uma recomendação comum para se obter uma experiência de desktop, tem problemas. Dito isto, pode ser complicado interagir-se com o sistema caso este modo deixe de funcionar. Entretanto, o botão de energia também pode não funcionar em alguns computadores.

Atenção que o Bliss OS, pelo menos para já, deve ser utilizado sobretudo para teste. Não quer dizer que não funcione bem de forma contínua. No entanto, ainda tem alguns bugs.

Para se instalar este sistema é necessário o download da imagem ISO. Depois terá de se gravar a imagem para uma pendrive ou outro dispositivo USB através desta aplicação (Rufus). Atenção que as opções relacionadas com a segurança no arranque têm de estar desativadas.

Um aspeto positivo é que é possível correr o sistema operativo num modo Live apenas para teste. Depois se gostarmos dos resultados é possível instalá-lo a partir de uma pendrive.

Download e mais informações aqui.

Pode esclarecer dúvidas no fórum da XDA seguindo este link.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.