Android: altere isto e a bateria do telemóvel dura mais de 24 horas!

Muitas pessoas não conseguem conviver com o facto de que a bateria do telemóvel não dura mais de 24 horas. No entanto a verdade é que há uma forma de aumentar a autonomia e requer apenas uns poucos ajustes. Assim que o fizer vai ter de o ligar menos ao carregador e isso é sempre uma boa notícia.

Android: altere isto e a bateria do telemóvel dura mais de 24 horas!

Colocar as aplicações não utilizadas em modo de espera

Colocar as aplicações não utilizadas em suspensão interrompe a sua atividade em segundo plano, reduzindo assim o consumo da bateria.

Para colocar uma aplicação em suspensão profunda num telemóvel Samsung Galaxy, abra a aplicação Definições e navegue até Bateria > Limites de utilização em segundo plano. Em seguida, toque em “Aplicações suspensas profundamente” para abrir a lista. Em seguida, toque no ícone “+” no canto superior direito, seleccione as aplicações que pretende adicionar assinalando os círculos ao lado das mesmas e toque em “Adicionar” no canto inferior direito.

bateria do telemóvel dura

Desativar o ecrã sempre ligado

A funcionalidade de ecrã sempre ligado mantém uma parte do ecrã ativa para mostrar as horas, as notificações e outras informações, mesmo quando o telefone está inativo. Embora conveniente, consome continuamente energia. A desativação desta funcionalidade pode reduzir o consumo da bateria, ajudando o telemóvel a durar mais tempo.

bateria do telemóvel dura

Para desativar esta funcionalidade num telemóvel Galaxy, abra a aplicação Definições, navegue até “Ecrã bloqueado e AOD” e desactive o botão de alternância junto a “Always On Display”.

Ajustar a taxa de atualização

A taxa de atualização refere-se à frequência com que o ecrã é atualizado por segundo. Taxas de atualização mais elevadas proporcionam imagens mais suaves, mas consomem mais energia da bateria. Reduzir esta frequência pode ajudar a conservar a bateria. Para ajustar a taxa de atualização num telemóvel Galaxy, abra as Definições e navegue para Ecrã > Suavidade de movimento.

Em seguida, seleccione “Padrão” se estiver definido como “Adaptativo” e toque em “Aplicar”. Isto reduzirá a taxa de atualização de 120 Hz para 60 Hz, reduzindo significativamente o consumo da bateria. No entanto, irá afetar a apresentação visual.

Utilizar o modo de poupança de energia

A ativação do modo de poupança de energia reduz o brilho do ecrã, limita a atividade em segundo plano, minimiza os efeitos visuais, desliga a vibração e o feedback tátil e desliga o ecrã sempre ligado, entre outras funcionalidades. Ao desativar estas funções, o telemóvel consome menos recursos da bateria, prolongando a sua vida útil.

Pode ativar esta funcionalidade quando utilizar o telemóvel casualmente ou quando este estiver inativo para conservar a energia da bateria. Para a ativar, abra a aplicação Definições, aceda a “Bateria” e active a “Economia de energia”. Também pode tocar em Poupança de energia para personalizar as definições, ajustando as funcionalidades que devem ser limitadas ou desactivadas de acordo com as suas necessidades.

Desativar a verificação de Wi-Fi

A pesquisa de Wi-Fi é uma funcionalidade dos telemóveis Android que procura continuamente redes Wi-Fi disponíveis, mesmo quando o Wi-Fi está desligado. Embora melhore a precisão dos serviços baseados na localização, esta pesquisa constante pode esgotar a bateria. Se a desativar, pára a pesquisa em segundo plano, reduzindo assim o consumo da bateria.

Para desativar esta funcionalidade num telemóvel Galaxy, abra a aplicação Definições, aceda a Localização > Serviços de localização e desactive o botão de alternância junto a “Pesquisa de Wi-Fi”.

Otimizar a utilização da bateria para aplicações que consomem muita energia

Algumas aplicações consomem muito mais bateria do que outras. Identificar estas aplicações que consomem muita bateria e ajustar as respectivas definições pode reduzir o consumo de energia. Por exemplo, pode colocar uma aplicação que consome muita energia em modo de suspensão profunda, se ainda não o estiver, deixar de receber notificações, limitar o tempo de ecrã ou desativar definições desnecessárias, como a localização constante.

Para encontrar as aplicações que estão a drenar a bateria do seu telemóvel Galaxy, abra a aplicação Definições e aceda a Cuidados com o dispositivo > Bateria. Desloque-se para baixo para ver quais as aplicações ou funcionalidades que consomem mais bateria.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados