Avisos anti-pirataria não resultam. Especialmente nos homens!

Provavelmente já assistiu a vários avisos anti-pirataria ao longo dos anos, alguns mais eficientes que outros, e claro, alguns bem mais engraçados que outros.

Quando se fala deste tema, eu acabo sempre por me lembrar do aviso que aparecia na grande maioria dos filmes que podíamos alugar num qualquer videoclube de terrinha, em que aparecia a mensagem “Você não iria fazer download de um carro! Pois não?”.

Bem… Se calhar não iam gostar da resposta! (Vinha logo um Porsche 911 para a mesa do fundo!)

Pois bem, o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é o efeito que estes avisos ou anúncios têm, especialmente na cabeça dos piratas do sexo masculino.

Avisos anti-pirataria não resultam. Especialmente nos homens!

Pirataria, pirata

- Advertisement -

Portanto, segundo um novo estudo da Universidade de Portsmouth, a verdade é que os avisos anti-pirataria podem ter o efeito muito curioso de… Aumentar a Pirataria. Ou seja, de forma mais concreta, consequências legais reais têm algum impacto na cabeça dos fãs da pirataria, porém, avisos ligeiros são quase sempre levados como uma “piada”.

De forma mais concreta, segundo o estudo, dependendo do tipo de “aviso”, a chance de pirataria pode até aumentar em alguns casos. Porém, de forma muito curiosa, no lado do sexo feminino, o aviso acaba quase sempre por ter algum impacto.

A pirataria é um problema para a indústria!

Como deve imaginar, a pirataria de conteúdo digital – acesso a conteúdos protegidos por direitos de autor através de fontes não licenciadas – é um grande desafio para as indústrias criativas de todo o mundo. Especiamente nesta altura em que os custos de produção estão a crescer de forma absurda.

Sendo exatamente por isso que este estudo foi criado. De forma a examinar a eficácia dos diferentes tipos de mensagens anti-pirataria na dissuasão das intenções e comportamentos de risco dos utilizadores.

Para isto foram utilizadas 3 campanhas já existentes no mundo real, duas que utilizavam uma linguagem ameaçadora sobre as consequências legais, e uma que se centrava na educação das pessoas sobre os danos da pirataria no lado da indústria.

Assim, como já deve ter percebido, apesar do facto de a mensagem educativa não ter tido qualquer impacto nas intenções de pirataria, os resultados revelaram uma diferença significativa entre os géneros nas reacções às mensagens ameaçadoras. As mulheres reduziram as intenções de pirataria em mais de 50% em resposta às ameaças, mas os homens aumentaram as intenções de pirataria em 18%.

Vamos ter novas formas de combater a pirataria no mercado!

Em suma, a pirataria tem estado a aumentar de forma quase absurda após a pandemia de COVID-19, curiosamente após vários anos de queda. A indústria sabe que precisa de mudar a forma como faz as coisas, e como tal, é preciso perceber como funciona o psicológico de quem mais interessa… Os piratas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.