Guia: Saiba como aumentar a performance do seu Android

Saiba como aumentar a performance do seu Android – Depois da loucura da explosão da procura por novos aparelhos eletrónicos, consequência da pandemia de COVID-19, eis que temos o regresso de uma calmia, desta vez patrocinada por um conflito europeu, que por sua vez trouxe uma nova onda de instabilidade económica. Os anos 2020 estão a ser fantásticos não estão?

Pois bem, neste momento, a palavra de ordem é aproveitar ao máximo o que temos, de forma a poupar alguns trocos. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como aumentar, ao máximo, o ciclo de vida do seu smartphone.

 Saiba como aumentar a performance do seu Android

S22 Ultra, Android, Desempenho, performance

Existem várias maneiras de fazer alguns toques no nosso Android, seja para personalizar a experiência de utilização, ou apenas e só para a simplificar, e assim tornar tudo um pouco mais rápido e ágil.

Vamos partes partes?

- Advertisement -
1 – Desative apps pré-instaladas

Infelizmente, na grande maioria dos smartphones Android nas prateleiras, encontramos uma extensa gama de apps pré-instaladas, fruto de parcerias das fabricantes, que infelizmente, sem nós sabermos, podem estar a consumir preciosos recursos computacionais.

É sempre boa ideia fazer uma limpeza a estas apps, que tanto podem ir de antivírus ‘gratuitos’, a apps de reserva de hotéis, e até jogos. A palavra de ordem é, se não tem utilidade, é para desaparecer.

2 – Desinstale apps que usa pouco, ou não usa.

Da mesma maneira que é boa ideia desativar ou desinstalar as apps pré-instaladas. É também uma excelente ideia remover as apps que por acaso instalou uma vez, mas que pouco ou raramente usa.

Um smartphone limpo, é um smartphone rápido.

3 – Remova permissões antigas

Se por ventura não quer desativar ou desinstalar uma app, mas quer que esta tenha o menor impacto possível no seu aparelho. Retire as permissões.

4 – Limpe a cache

Existem várias apps que ADORAM acumular dados, como é o caso das apps de streaming de música. Assim, se por ventura tem problemas de espaço disponível, estas apps são sempre um excelente ponto de partida.

5 – Use apps Lite

Nem todos nós temos a possibilidade de usar um smartphone topo de gama, acabadinho de sair. Por isso, pode ser uma excelente ideia usar apps lite, como o Facebook Lite ou o Messenger Lite.

6 – Aumente a velocidade das animações

Esta nem toda a gente conhece. Odeia o tempo de espera, enquanto o seu smartphone faz 50 efeitos todos bonitinhos, antes de mudar de ecrã? Pois bem, pode aumentar significativamente esta velocidade, ou claro, retirar as animações.

Para o fazer, apenas precisa de ativar o menu de programador, que se faz ao carregar 7x seguidas no número de compilação do software do seu aparelho (Está no submenu Acerca do seu telemóvel).

Depois, no menu de programador, procure pela configuração de velocidade de animação e escolha o valor que faz mais sentido para si. (Por defeito, vem em x1).

7 – Faça um Reset de Fábrica

Já teve algum amigo ou familiar a ‘chatear’ com a lentidão do seu PC? Alguma vez já usou a velha e sempre confiável resposta “formata essa porra”? Pois bem, fique a saber, que pode usar a mesma exata resposta para smartphones!

Repor o smartphone, para as definições de fábrica, resulta numa tela branca, com tudo a funcionar em pleno.

8 – Apague conversações antigas, e ficheiros recebidos

Aqui, temos um grande alvo nas aplicações de conversação mais populares, como é o caso do WhatsApp. Enviamos uma quantidade incrível de informação por estes meios, sejam fotos, vídeos ou áudios. Aliás, até ficheiros enviamos, em ambientes de trabalho.

Apague as conversas mais antigas, e aproveite para limpar esse pacote de vários gigas, de coisas absolutamente inúteis.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem mais alguma dica útil? Partilhe-a connosco nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.