Antivírus em 2022? Ainda é necessário? (PC e Smartphone)

Antivírus ainda faz sentido em 2022? Estamos a falar de um tipo de software super popular no mercado, que continua a fazer rios de dinheiro para as muitas empresas especializadas em segurança informática.

No entanto, com o cada vez maior foco na segurança dos muitos sistemas operativos do mercado como é o Windows 10, Windows 11, ou claro, as alternativas do mundo mobile como são o iOS e o Android, levanta-se uma questão… Em 2022, ainda faz sentido usar um software de proteção e monitorização?

Antivírus em 2022? Ainda é necessário? (PC e Smartphone)

Anti-Vírus

Portanto, se estivermos a pensar num utilizador ‘normal’, sem grande ‘know-how’ acerca daquilo que está a fazer na Internet, talvez faça sentido ter uma solução de segurança um pouco séria nas suas máquinas do seu dia-a-dia.

Mas nos dias que correm, até isto é um pouco discutível.

Afinal, se está preocupado com o seu iPhone, pode estar descansado. Apesar de não ser infalível, o iOS foi pensado, desde a sua base, para manter afastados todos os ataques que possam ameaçar a privacidade do utilizador. Além disso, a loja de aplicações AppStore, é também muito bem controlada, especialmente quando a comparamos diretamente com a alternativa da Google, a Play Store.

Similarmente, no mundo do macOS, a existência de um antivírus é ainda mais rara, e provavelmente desnecessárias. Ainda assim, o número de vírus é cada vez maior no mundo da Apple, e por isso, talvez comece a fazer sentido apostar numa solução de segurança. (Depende sempre do utilizador, claro está)

Entretanto, no mundo Android, faz mais algum sentido ter algum tipo de proteção, e especialmente cuidados, no que se faz, se instala, e se navega. Porquê? Por ser uma plataforma muito mais aberta em relação ao rival iOS da Apple. Especialmente quando começamos a olhar para o número de aplicações maliciosas na loja oficial da Google (Play Store). De facto, o sistema operativo Android está muito exposto a ameaças, sendo que a maioria chega por e-mail ou SMS. Basta um pouco de desatenção para instalarmos um ficheiro que pode realmente dar cabo da nossa vida e custar muito dinheiro.

Por fim, o caso do Windows é seguramente o mais complicado, com muitos dos especialistas a afirmarem que é quase sempre uma boa ideia ter um antivírus de qualidade atualizado. No entanto, de forma bem curiosa, o Windows 10 já traz uma solução antivírus gratuita muito boa!

Windows Defender

Caso não saiba, a solução Windows Defender que já vem com o W10 ou o W11, é realmente extremamente capaz. Por isso, muitos utilizadores nem procuram soluções adicionais. Ainda assim, tendo em conta o que tenho visto nestes muitos anos de suporte técnico, se tem poucas competências e gosta de clicar em tudo e mais alguma coisa, ter um bom antivírus é muito provavelmente obrigatório. (Apenas tenha muita atenção da suíte que escolhe. Nem tudo o que brilha é ouro).

Para além disso há mais uma questão. Hoje em dia com as ameaças a ficarem cada vez mais sofisticadas, um simples antivírus não é o suficiente. É aliás. por este motivo que as soluções que existem no mercado estão a mudar. Dito isto, é necessário soluções multicamada que protejam todos os vetores de entrada.

Conclusão

Na minha opinião, embora pareça que não seja necessário qualquer antivírus, como alguns especialistas da indústria advogam. Este pode fazer falta. É verdade que os utilizadores mais experientes que sabem o que estão a fazer, mais dificilmente serão infectados. No entanto, como diz o ditado, no melhor pano cai a nódoa. Assim, basta um dia de stress para darmos um clique ou aceitarmos o que não devemos e pronto. Estamos entalados.

Se joga, domina os computadores, e não quer estar a carregar o computador com uma solução pesada, pode fazer sentido contar apenas com o Windows Defender ou uma outra solução leve. Contudo, se por outro lado trabalha diariamente com o computador, e precisa da segurança extra, uma solução de Internet Security pode ser uma boa ideia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.