Costuma desligar o seu PC Desktop ou Portátil, quando termina o seu trabalho ou tempo de lazer? Mas será que isto faz sentido? Ao fim ao cabo, também não desliga o seu smartphone quando vai dormir.
Vamos tentar perceber!
(Especial) Faz bem em desligar o PC todos os dias?
Esta é uma dúvida mais antiga que os dinossauros, no entanto, a resposta não mudou assim tanto ao longo dos anos. Muito resumidamente, não existe uma resposta certa à questão. Mas uma coisa é certa… se faz bem em desligar? Bem… Depende! Mal não faz!
Pois bem, caso não saiba, segundo alguns estudos de mercado, nos Estados Unidos, é estimado que apenas 37% dos utilizadores desliguem o seu computador quando está na hora de abandonar a secretária. Contudo, se perguntar à grande maioria dos utilizadores, qual é a melhor prática, a resposta vai ser quase sempre, “O melhor é desligar o computador quando não é necessário”.
Ou seja, existe alguma confusão! Mas vamos tentar explicar, de forma resumida, as vantagens e desvantagens, de desligar, ou não, o seu computador.
Em suma, apesar de não fazer mal nenhum, dar uma noite de repouso ao seu computador, a verdade é que os sistemas operativos modernos já vêm equipados com os mais variados tipos de modo de hibernação, capazes de meter a máquina num estado de ultra baixo consumo. Isto, ao mesmo tempo que esta mesma máquina é capaz de manter todos os programas abertos, e ficheiros em memória.
Obviamente, que manter o PC ligado também pode ser uma boa ideia, caso precise de fazer atualizações, ou precisa de executar programas de monitorização de defesa.
Muito resumidamente, aproveitar o ‘Sleep Mode’ ou ‘Modo de Hibernação’, significa ter um acesso mais veloz ao que estava a fazer.
Contudo, existem alguns ‘ses’ nesta prática…
Antes de mais nada, não é grande ideia manter o computador ligado, mesmo em modo de repouso, se estiver ligado a uma rede pouco segura.
Além disto, mesmo num estado de baixo consumo, este existe. Por isso, se não utilizar o computador durante várias horas, pode ser boa ideia desligá-lo. (Especialmente se não utiliza equipamento capaz de evitar picos de corrente).
Dentro deste mesmo tema, ligar e desligar várias vezes ao dia também não é grande ideia. Porque o processo de inicialização consome alguma energia, e por meter algum stress em cima do sistema, se for feito demasiadas vezes.
O ideal é se por ventura for comer alguma coisa, for fumar um cigarro, ou beber um café, deixe o PC ligado. Mas se sair, ou for dormir, e só está a pensar voltar para a frente do monitor dentro de várias horas, vá em frente, e carregue em ‘Encerrar’.
Afinal de contas, desligar o computador também traz algumas vantagens!
Além de poupar no consumo de energia, também limpa a memória, e todos os processos em execução. Isto é importante! Porque, algumas vezes, é uma prática que poderá ajudar a máquina a funcionar de forma mais fluída, visto que por vezes existem erros e processos que deveriam ser terminados, continuam a gastar recursos em segundo plano.
Conclusão
Muito resumidamente, como em tanta coisa na vida, a resposta é… Depende! Pese os prós e contras de cada situação, e tome a melhor decisão possível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!