Como noticiámos durante o dia de ontem, o mercado de placas gráficas está finalmente a estabilizar, e a tendência é mesmo que os preços voltem aos valores recomendados pelas fabricantes, daqui a pouco mais de um mês.
Mas… A atual geração de placas gráficas já tem quase 2 anos. Preços ‘normais’ chega? Especialmente numa altura em que os entusiastas já começaram a olhar para o que vem a seguir? Claro que não. Mas calma! A ASUS está pronta a fazer das suas. (Possivelmente já em Abril!)
Placas Gráficas – ASUS vai ser a primeira a oferecer descontos!
Portanto, a ASUS já confirmou que vai baixar, de forma agressiva, o seu MSRP, ou seja, o seu preço recomendado de venda. Por isso, os próximos 6 meses, deverão ser mesmo muito interessantes, se por ventura precisa urgentemente de montar um PC completamente novo, ou anda há uma catrefada de tempo à procura de uma placa gráfica para a sua máquina de jogos, ou de trabalho.
Esta estratégia de queda de preços vai acontecer em toda a gama, e não apenas nas menos desejadas. Ou seja, vai desde o flop RX 6500 XT da AMD, até à RTX 3080 da NVIDIA.
Porquê esta “pressa” em baixar preços?
É como disse em cima, dentro de mais ou menos 6 meses, vamos ter a chegada de uma nova geração de placas gráficas. Por isso, a NVIDIA, e a AMD, têm de despachar tudo o que têm em stock, antes da chegada dos novos produtos. Como? A partir das suas principais parceiras, onde temos de destacar a ASUS, uma das marcas que mais placas gráficas, e ademais componentes, vende na indústria.
Por isso, a ASUS vai aproveitar a queda no custo no lado da produção, o levantamento das tarifas dos produtos importados da China, entre outras coisas, para fazer a diferença.
Quando é que isto vai acontecer?
Essa é a pergunta do milhão de euros. Mas os estudos de mercado mais recentes apontam para uma queda muito abrupta dos preços, faseada, até pelo menos Maio, altura em que a diferença de preço recomendado, e o preço real, irá tender para 0.
Curiosamente, a RTX 3090 Ti, que está prestes a chegar às prateleiras, já sofreu um corte muito significativo no preço, relativamente ao seu preço original do passado mês de Janeiro. Altura em que foi adiada. É o sinal dos tempos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai saltar de cabeça para a compra de uma nova placa gráfica, ou vai esperar pelas novas ofertas da NVIDIA e AMD?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!