A Microsoft fez correr muita tinta (e muitos bytes), com as suas gigantescas aquisições de estúdios ou conglomerados. Como é o exemplo da ZeniMax, e claro, mais recentemente da da Activision-Blizzard. É uma estratégia que mostra o foco da Microsoft nos tempos que correm, e que claro, meteu muito boa gente a pensar… “O que vai a Sony fazer, para não deixar o ecossistema PlayStation cair para segundo plano?”
Pois bem, primeiramente, a Sony apostou numa revolução do PS Plus para rivalizar com o Xbox Game Pass, o que na nossa opinião é ainda insuficiente, mas é um enorme primeiro passo, e claro, além de tudo isto, começou também a adquirir estúdios, para potenciar ainda mais o seu ecossistema de desenvolvimento ‘PlayStation Studios’.
Sony está a investir forte e feio no ecossistema PlayStation
Portanto, como já mencionámos em cima, a Sony já anunciou o ‘refresh’ ao serviço de subscrição PlayStation Plus, com data de lançamento apontada para Junho. Um ‘novo’ serviço, agora com 3 níveis, cada um a oferecer mais extras que o outro, com um preço à medida. Contudo, no ecossistema PlayStation, mesmo a pagar a subscrição mais cara de 16.99€ por mês, não temos acesso aos novos exclusivos, no dia do seu lançamento. Uma grande desvantagem relativamente ao Xbox Game Pass.
Entretanto, além do PS Plus, a Sony também está a seguir uma estratégia muito similar a da rival Microsoft, ao absorver tudo o que mexe! Ao fim ao cabo, só em 2021, a Sony absorveu a Housemarque, Nixxes Software, a Firesprite, a Bluepoint Games, e ainda a Valkyrie Entertainment. Mais recentemente, tivemos também a aquisição da Bungie.
Contudo, apesar das muitas aquisições, o CEO da Sony já avisou… Isto é apenas o início! O que vem a seguir?
Segundo rumores e ‘leaks’ de informação, a Sony está a preparar algo em grande, com a gigante Japonesa ainda a contar com cerca de 10 mil milhões de dólares nos cofres, apenas e só para aquisições. O que claro está, poderá significar a absorção da Capcom, da Square Enix, da SEGA, ou da Konami. Possivelmente até duas destas empresas icónicas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!