Audacity: o famoso programa de áudio afinal pode ser perigoso!

O Audacity é uma conhecida aplicação grátis e open-source adquirida há dois meses por uma empresa chamada Muse Group. É uma empresa que já tem outros produtos de áudio no seu portfólio. São exemplo disso o Ultimate Guitar para entusiastas da guitarra e o MuseScore. Até aqui tudo bem. A questão é que de um momento para o outro esta aplicação ficou debaixo de fogo e tudo devido à privacidade dos utilizadores como refere o site Fosspost.

Audacity: o famoso programa de áudio afinal pode ser perigoso!

Ora a empresa que comprou esta aplicação tem tentando integrar um mecanismo de recolha de dados na aplicação. Dito isto, esta simples aplicação pode começar a recolher dados do computador onde está instalada e a enviar para terceiros.

A página da política de privacidade desta aplicação fala de vários mecanismos de recolha de dados. Para além dizem que os dados pessoais ficam alojados nos servidores dentro da Europa mas ocasionalmente podem ter de partilhar estes dados com a Rússia. Ou seja, onde está a sede.

Entretanto há outra coisa estranha na política de utilização desta app. É que impedem utilizadores menores de 13 anos da usarem. No entanto, isto vai contra a própria licença GPL. Não podem haver restrições de idade neste caso!

Outra questão é que os endereços IP reais dos utilizadores ficam guardados nos servidores do Audacity. Depois são encriptados. No entanto se houver uma solicitação eles podem ser cedidos a uma entidade governamental.

O ponto importante é que sendo esta uma simples aplicação de edição de áudio e que nem precisa de serviços online, recolha dados e os envie para terceiros. É que se trata realmente de um editor de som offline.

Isto está a deixar muitos utilizadores revoltados e isto é bem visível tanto no GitHub como no Reddit. O grande problema é que quando se perde a confiança da comunidade open-source é muito complicado ganhar-se.

A propósito deste problema os programadores desta app fizeram um comunicado a dizer que a política de privacidade foi mal compreendida. Entretanto, dizem que vão reescrevê-la para evitar confusões.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Microsoft Edge: não perca tempo e trate de atualizar já!

Se está a utilizar o Microsoft Edge então não perca mais tempo e trate de atualizar agora mesmo. Assim que o fizer vai passar...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!