Preocupado com a privacidade? Não instale nada do Facebook

Preocupado com a privacidade? – Os utilizadores estão cada vez mais preocupados com a segurança dos seus dados, isto ao mesmo tempo, que as grandes empresas da Internet parecem estar mais preocupadas em que estes dados privados não desapareçam do seu alcance. (A mudança de política do WhatsApp não foi por acaso…)

Pois bem, dito tudo isto, se por acaso anda preocupado com a segurança dos seus dados no seu smartphone, fique a saber que existem algumas aplicações, algumas bastante populares, que tem de ter debaixo de olho. Quer saber quais?



Preocupado com a privacidade? Não instale nada do Facebook

a privacidade

Portanto, algumas vezes por mês, lançamos um artigo onde revelamos algumas aplicações perigosas, que de uma forma ou de outra, acabaram por passar pelos ‘security checks’ da Google e Apple.

Mas lá está, se por acaso pensa que são apenas as aplicações pouco conhecidas que se andam a alimentar da sua informação privada, está muito enganado!

Afinal de contas, temos muitas app legítimas, e na verdade, extremamente populares, que acabam por ser bastante exigentes nas permissões que pedem, e no rastreamento que fazem ao utilizador… Que podem acabar por enviar muita desta informação, para terceiros, sem necessidade nenhuma. (Especialmente quando as grandes empresas são atacadas forte e feio e temos os cada vez mais normais ‘security breaches’).

Um grande exemplo disto mesmo, é a família de apps do Facebook!

Ou seja, o Facebook propriamente dito, o Instagram, o Facebook Messenger e o super popular WhatsApp. Por exemplo, o Instagram e WhatsApp são apps que pedem várias permissões! Onde temos de incluir a capacidade de aceder e modificar a lista de contactos, acesso total ao armazenamento do aparelho, acesso ao registo de chamadas e mensagens, etc…

Isto pode ser perigoso porquê? É simples, o WhatsApp e Instagram têm sido os alvos preferidos de vários grupos de pirataria! Que por vezes, com uma simples mensagem, podem ter acesso a tudo aquilo que estas apps têm acesso. (Como a câmera, o microfone, todos os seus dados, e até contactos telefónicos)

Em suma, é preciso ter cuidado com aquilo que instalamos no nosso smartphone. Um aparelho que é cada vez mais uma ferramenta essencial para o nosso dia-a-dia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também