Este aparelho pode estar a atrasar muito a sua rede Wi-Fi!

Nem sempre é fácil percebermos o que causa atrasos na rede Wi-Fi. É que na verdade há um conjunto de fatores que podem ser responsáveis por isso. O posicionamento do router, o tipo de equipamentos que temos ao pé, o receptor, isto apenas para nomear alguns. No entanto, a verdade é que na maioria das vezes há um dispositivo que compramos a pensar que vai fazer muito bem e na realidade é a causa da lentidão da nossa rede sem fios. Consegue adivinhar qual o aparelho que pode estar a atrasar muito a rede Wi-Fi?

Este aparelho pode estar a atrasar muito a sua rede Wi-Fi!

O aparelho a que me refiro está na casa das pessoas que normalmente não conseguem ter internet em todas as divisões. Falo em concreto dos extensores de sinal, ou se preferir, repetidores. Curiosamente é algo que uns odeiam, mas outros até gostam.

atrasar a rede wi-fi

De facto, umas pessoas referem que são verdadeiramente horríveis e apresentam todas as razões possíveis. No entanto, também há muitas avaliações positivas em diversas lojas.

Fazendo uma analogia os repetidores de sinal são uma espécie de analgésico para quem tem febre. Não resolvem o problema mas aliviam os sintomas.

Ou seja, um extensor Wi-Fi pode levar Internet a outras divisões da casa onde não existia praticamente sinal e já conseguirmos ter acesso mas não à velocidade que desejávamos.

A adição de um extensor Wi-Fi não restringe a largura de banda ao nível do router. Se tiver um dispositivo ligado diretamente ao seu router, continuará a funcionar como esperado. O

Mas, dada a natureza do funcionamento do Wi-Fi e a forma como os extensores se ligam ao seu router principal, qualquer dispositivo ligado terá acesso a uma largura de banda diminuída. E a sobrecarga extra deste aparelho pode ter impacto em outros dispositivos sem fios, tanto ligados ao repetidor como ao router principal.

Comunicação tipo walkie-talkie

O Wi-Fi é um protocolo de comunicação semi-duplex (em oposição a um protocolo de comunicação completo como a ethernet.) Isto significa que quando o seu smartphone ou qualquer outro dispositivo ligado ao Wi-Fi fala com o seu router Wi-Fi, fá-lo de forma walkie-talkie. A troca de envio/receção ocorre sequencialmente em vez de simultaneamente, como acontece entre um computador ligado via Ethernet ao mesmo router.

atrasar a rede wi-fi

Por esse motivo, quando se está a usar um dispositivo ligado ao extensor, está a passar todos os dados através de um estrangulamento. O extensor tem de receber dados do router, passá-lo para o dispositivo ligado e, em seguida, trabalhar em sentido inverso. Tudo enquanto perde parte da largura de banda para a sobrecarga que o processo introduz.

Mas os extensores de Wi-Fi não limitam apenas a largura de banda. Introduzem latência e pelas mesmas razões.

Para algumas aplicações isto não importa nada. Por exemplo, em apps de streaming. Mas no caso dos jogos isto tem um impacto severo na qualidade da experiência.

roubar Wi-Fi

Também podem causar interferência

Adicionar um extensor Wi-Fi, pela sua própria natureza, adiciona mais “ruído” de frequência rádio. Onde já tinha o sinal do seu router (e potencialmente o sinal dos routers Wi-Fi dos seus vizinhos) passa a ter também o sinal do repetidor.

Na melhor das hipóteses, tem um impacto mínimo e não se nota. Na pior das hipóteses, diminuiu a qualidade não só da sua experiência Wi-Fi, mas também da experiência de todos os que o rodeiam.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...

Atenção! Como rescindir um contrato com fidelização!

Devido ao aumento de preços há várias pessoas que...