Atirar uma moeda ao ar não é, nem nunca foi, 50/50

Quantas vezes já atirou uma moeda ao ar para decidir alguma coisa? Ou para fazer uma aposta? Uma boa ideia, certo?! Afinal de contas, é uma percentagem de 50% para cada lado. Bem… Errado!

Atirar uma moeda ao ar não é, nem nunca foi, 50/50

Tem noção da quantidade de decisões que já foram feitas tendo como base o simples gesto de atirar uma moeda ao ar? Deve ser um dos jogos de azar mais antigos do planeta, e que mais impacto tem tido nas decisões mais importante, ou mais mundanas do nosso dia-a-dia.

Tudo porque, em príncipio, a probabilidade é sempre 50/50, de calhar cara ou coroa. Bem, na realidade, segundo um novo estudo, a coisa não é assim tão simples.

Pois bem, uma equipa de investigação Europeia recolheu 46 moedas diferentes, e arranjou 48 voluntários, para mandar uma moeda ao ar mais de 350 mil vezes. Sabe qual é a chance para cada lado? 50.8% para um lado e 49.2% para o outro.

Porquê? Depende da forma como a pessoa lança a moeda ao ar. Se a mesma partir inclinada, o resultado final não é 50/50. Ou seja, a moeda tem mais hipóteses de cair no mesmo lado em que começou, porque passa mais tempo no ar com o lado inicial virado para cima.

Isto significa que se porventura apostasse 1€ em 1000 lançamentos, a conhecer a posição inicial da moeda, iria ganhar cerca de 19€.

Em suma, se for fazer uma aposta baseada no lançamento de uma moeda ao ar, escolha sempre a face que está para cima. Ou então, lance a moeda escondida.

Fazia ideia desta curiosidade que provavelmente teve um impacto incalculável na sociedade ao longo de várias gerações? Já alguma vez decidiu algo com o lançamento de uma moeda ao ar? Partilhe connosco a sua experiência na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados