Tem noção do dinheiro que a Google dá à Apple?

O iPhone é cada vez mais o padrão do mundo dos smartphones, por isso, qualquer consumidor vai ter sempre em consideração em iPhone, cada vez que quiser trocar de smartphones, nem que seja um aparelho recondicionado ou vendido numa qualquer plataforma de usados como é o OLX ou o Facebook Marketplace.

Isto significa que a Google, a principal responsável pelo ecossistema Android tem de jogar uma espécie de jogo duplo. Tem de apostar forte e feio para desenvolver o Android, e claro, tem de pagar à Apple para que a gigante Norte-Americana responsável pelo iPhone continue a usar a Google como motor de pesquisa em todos os seus aparelhos.

Um jogo duplo extremamente caro, mas que tem valido (muito) a pena.

Tem noção do dinheiro que a Google dá à Apple?

USB-C mais lento no iPhone 15, iPhone, Apple

Portanto, apesar do facto de a Google dominar o mundo da pesquisa online, a realidade é que os utilizadores só continuam a “oferecer” este domínio porque a Google é a opção mais prática, sendo o padrão do mundo mobile, seja no lado Android ou no lado iOS.

Porém, como deve imaginar, enquanto o lado Android é controlado pela Google, e como tal a presença do seu motor de pesquisa é quase uma obrigatoriedade. No lado da Apple as coisas já não são bem assim. Aliás, esta é uma das formas mais fáceis que a Apple tem de ganhar dinheiro. É só deixar a Google pagar, e de vez em quando ameaçar que vai criar um motor de busca próprio. É uma mina de ouro.

O que é uma mina de ouro? Bem, são 20 mil milhões de dólares por ano, só para a Apple continuar com a Google como motor de pesquisa padrão nos seus smartphones e tablets. Esta quantia significa qualquer coisa como 14~16% das receitas totais da empresa ano após ano. Na realidade, a Apple fica com qualquer coisa como 8.8% de todo o dinheiro que a Google gera através de anuncíos publicitários.

É muito dinheiro? Sem dúvida! Se é bem gasto? Mas há dúvidas?

Quer concorde ou não, a questão é muito simples: a Apple está a cobrar muito dinheiro. O que faz todo o sentido na perspetiva da empresa. Afinal, é apenas uma das maiores empresas de smartphones do planeta, que na verdade está prestes a tornar-se na Top 1 em termos de vendas auais.

Agora, a Pesquisa Google é um motor de pesquisa predefinido em quase todos os dispositivos Android, e ser o motor de pesquisa predefinido na Apple é apenas a cereja no topo do bolo. Por isso, embora pague à Apple uma quantia ridícula de dinheiro, é seguro dizer que é mais um investimento do que qualquer outra coisa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados