ASUS Zenfone 6: será o hardware o segredo do sucesso?


Por em

No mercado encontramos smartphones para todos os gostos e carteiras. Uns marcam-nos pelas características de topo. Outros pela relação qualidade-preço. Há uma marca e um smartphone para cada tipo de consumidor, embora alguns acabem por ser mais populares que outros. A linha Zenfone da ASUS acaba por ser mais desconhecida face à outros players no mercado. São bons equipamentos, embora em alguns casos tenham um historial que não abona muito a favor.

ZenFone 6

Um historial com falhas nas atualizações

No caso da ASUS acho que é um fabricante indiscutível no campo dos computadores, placas gráficas e toda uma panóplia de hardware de gaming. No entanto, no campo dos smartphones ainda tem algumas provas a dar, apesar da incursão muito bem sucedida nos smartphones para jogos.

Faz já alguns anos que comprei um tablet da ASUS. Corria se não estou em erro o Android 5 ou 6 e até tinha um processador Intel. Tinha tudo para dar certo mas infelizmente deu errado.

O que parecia muito bom no início em que até estava presente um teclado acoplavel com touchpad e um excelente som, rapidamente se tornou um pesadelo. Inicialmente até o cheguei a usar para atualizar a Leak em mobilidade. O problema é que rapidamente se tornou lento. A interface era interessante mas ainda faltavam alguns aspetos. No entanto, o maior problema foram a falta de atualizações. Pensava que ia receber muito, mas afinal tive direito a muito pouco.

Nunca avariou mas de facto ao fim de alguns meses estava rapidamente desatualizado. Isto apesar do seu belo ecrã de 10 polegadas.

Entretanto também tive há três anos um Zenfone que infelizmente sofreu com alguns problemas técnicos e que apesar de muitas idas à assistência, ficou na mesma.

Ou seja, olhando para isto até tinha razões para olhar com alguma desconfianca para o Zenfone 6, apesar deste fabricante ter dado sinais que estava a mudar muito. Notei especialmente isso com o 5Z, mas sobretudo com o Zenfone Max Pro M2.

A mudança de paradigma com o Zenfone 6

O Zenfone 6 representa, na minha opinião, uma enorme viragem para a ASUS!

Não se limitou a fazer mais um smartphone mas inovou. Sinceramente, foi a primeira vez que senti que, este sim, era um topo de gama.

A câmara rotativa é algo delicioso. Delicioso porque dá para fazer muitas brincadeiras como, por exemplo, as fotos panorâmicas. Para além disso ao utilizar-se as câmaras principais para as selfies sabemos logo à partida que terão uma qualidade acima da média.

O ecrã também é excelente, assim como o design em geral.

Outro aspeto extremamente positivo é uma interface muito mais simples e bastante mais próxima do que é a versão stock do Android. É bastante rápida e fluída. A bateria com uma excelente longevidade foi outra das apostas bem conseguidas.

A única falha que consegui detectar no smartphone foi que o som em chamada era demasiado baixo. Foi algo reportado à ASUS e rapidamente resolvido numa atualização lançada recentemente.

Ou seja o Zenfone 6 é de facto uma viragem para a ASUS que começou com o Zenfone 5Z mas só agora se acentuou.

No entanto há alguns medos. Os updates!

Falámos com a ASUS acerca deste assunto e como este fabricante já tinha revelado oficialmente vamos poder contar com duas grandes actualizações. Assim vamos receber o novo Android Q e também o que a Google vai lançar a seguir.

São sem dúvidas excelentes notícias, mas é preciso que a ASUS mantenha esta promessa. O meu feeling é que desta vez irá manter.

Outra grande questão é a assistência técnica. Por vezes não era fácil reparar o nosso equipamento. Agora, a ASUS também assegura que esta preparada para garantir um bom tempo de resposta. Isto é crucial para quem compra um smartphone.

Ou seja, pode estar nestes dois pilares a grande viragem da ASUS. Se já acertaram totalmente ao nível dos equipamentos, agora resta fazerem o mesmo nestes pontos tão importantes.

Em boa verdade, por vezes, nem só de hardware se faz uma marca.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais aqui sobre o ZenFone 6 aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Galaxy Watch Active 2: a melhor funcionalidade vem desativada!

Windows: A aposta agora é na integração de assistentes virtuais

Seguinte