A ASUS aproveitou a Computex 2024 em Taiwan para mostrar muito daquilo que andou a fazer ao longo do ano, com um gigantesco foco nos novos portáteis Copilot+, que claro está, têm de contar com um NPU muito mais poderoso face ao habitual.
É exatamente por isso que a ASUS vai ter um outro evento, agora no dia 17 de Julho, para lançar pelo menos 9 designs diferentes, todos eles baseados em processadores AMD Ryzen AI 300.
ASUS vai lançar 9 portáteis baseados em Inteligência Artificial!
Portanto, a Inteligência Artificial é o próximo grande passo do mundo dos computadores, e como não poderia deixar de ser, sendo a ASUS uma das fabricantes que mais gosta de experimentar coisas novas, esta vai ser também uma das fabricantes com a maior aposta nesta nova era.
Assim, como deve imaginar, cada um dos novos 9 modelos vai contar com diversas variantes. Ou seja, vamos ter versões baseadas no modelo de processador, placas gráficas, entre outros diferenciadores de hardware. Em suma, apesar do facto de existirem 9 modelos diferentes, vão existir dezenas de SKUs individuais.
Quanto ao processador Ryzen AI 300, este chip “Strix Point” foi pensado para o mundo dos portáteis. Sendo assim baseado numa matriz monolítica de 4 nm. Combina um CPU de 12 núcleos/24 threads baseado numa combinação de núcleos “Zen 5” e “Zen 5c”, uma NPU capaz de oferecer 50 TOPS. Além de tudo isto, um iGPU baseado na arquitetura gráfica RDNA 3.5 com 16 unidades de computação.
Entretanto, entre os modelos de portáteis que a ASUS planeia anunciar no dia 17 de julho estão o ROG Zephyrus G16 (GA605), o TUF Gaming A14 (FA401), o TUF Gaming A16 (FA608), o Zenbook S16 (UM5606), o Vivobook S14 (M5406), o Vivobook S16 (M5506 e M5606), o ProArt P16 (HN7606) e o ProArt PX13 (HN7306).
É curioso! Visto que com estes produtos, a ASUS está a cobrir praticamente todos os segmentos de mercado. Incluindo jogos para entusiastas, jogos de alto desempenho com foco no preço, ultraportáteis de gama alta, mainstream e profissionais criativos.