ASUS anunciou o novo Flow X13 e mini GPU externo XG Mobile

A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou hoje o ROG Flow X13, o primeiro portátil gaming conversível 2 em 1. Bem como o ROG XG Mobile, um inovador GPU externo ultra portátil que aumenta o desempenho e conectividade do Flow X13.

Flow X13

Destaques:

  • Ultra portátil 2-em-1: O ultra portátil fino de 13 polegadas tem apenas 15,8 mm de espessura e 1,3 kg, sendo possível converter de modo portátil para modo de suporte, tenda ou tablet através de uma dobradiça de 360°.
  • ROG XG Mobile: GPU externa compacta com recurso à GPU GeForce RTX 3080, interface PCIe personalizada, hub de entradas e saídas e adaptador CA de 280W integrado.
  • Poderoso processador: com um AMD Ryzen 9 5980HS de 8 núcleos, oferece alto desempenho para jogos e criatividade.
  • Gaming em movimento: com uma placa gráfica GeForce GTX 1650, este portátil acelera os jogos com um ecrã 4K Ultra HD com Adaptive-Sync.

Portanto, o Flow X13 conta com um design conversível elegante. Ou seja, temos uma dobradiça de 360°, que permite uma utilização em diferentes modos, para claro está, diferentes tarefas. Entretanto, o ecrã sensível ao toque tem assinatura Corning Gorilla Glass, resistente a riscos decorrentes do uso diário. Algo muito importante neste tipo de design.

Curiosamente, a dobradiça 360° ativa o modo de suporte, que permite aproximar o ecrã do utilizador, e o modo Tenda, que minimiza a área ocupada pelo dispositivo. Estas posições permitem às ventoinhas um acesso mais desobstruído ao fluxo de ar, reduzindo as temperaturas até 8 graus.

No campo do design, o chassis fino e leve de 13 polegadas possui apenas 15,8 mm de espessura, com o pacote a pesar 1,3 kg. O login de um toque permite ao Flow X13 iniciar instantaneamente como nos smartphones.



Pequeno mas poderoso!

Flow X13

Em Portugal será disponibilizada a edição especial Flow X13 Supernova com o CPU topo de gama Ryzen 9 5980HS! Um processador de 8 núcleos e 16 threads, capaz de atingir até 4,8 GHz num único núcleo. Entretanto, como deve saber, os processadores móveis Ryzen 5000 já apresentam a nova arquitetura “Zen 3” apoiada por uma grande cache no chip de até 20 MB.

Os 32 GB de memória são um ponto muito positivo, facilitando o multitasking. O Flow X13 usa RAM LPDDR4X-4266, que consome 50% menos energia e gera menos calor do que a típica memória DDR4. Além de tudo isto, um SSD PCIe oferece alto desempenho e 1 TB de capacidade.

No campo gráfico, o Flow X13 conta ainda uma placa gráfica GeForce GTX 1650 capaz de atingir velocidade até 1255 MHz a 35W no modo Turbo com ROG Boost, com a capacidade de extrair 5W adicionais via Dynamic Boost, o que permite um forte desempenho nos jogos mais recentes.

Para uma experiência visual completa, o ecrã 4K Ultra HD oferece uma alta densidade de píxeis perfeita para trabalho artístico. O Adaptive-Sync sincroniza a taxa de atualização do painel com as framerates do GPU para reduzir atrasos, minimizar oscilações e eliminar artefactos visuais.

ROG XG Mobile

Pois bem, a ROG é pioneira no campo das gráficas externas, tendo introduzido a primeira dock eGPU, a XG Station, em 2007.

Dito isto, ao olhar para a nova ROG XG Mobile, podemos facilmente verificar que muita coisa mudou desde 2007. Afinal, temos um design simplificado que oferece um modo inovador de trazer jogos desktop para uma estrutura ultra portátil.

Estamos a falar de um mini periférico que pesa apenas 1Kg, tendo apenas 6% do tamanho de um eGPU típico! Algo incrível, visto que temos aqui uma GeForce RTX 3080 dentro.

Entretanto, a XG Mobile é ligada diretamente ao CPU através de uma interface PCIe 3.0 x8 personalizada, mais rápida que a Thunderbolt 4. A interface possui 63 Gbps de largura de banda exclusivamente para imagem, o que resulta num desempenho significativamente maior do que as alternativas eGPU.

Preço e Disponibilidade

Em suma, o ROG Flow X13 estará disponível brevemente em Portugal com PVP recomendado de 3.799,99 euros. Quanto à eGPU, ainda não temos a certeza de preços e datas de lançamento em território Nacional.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub