Placas gráficas da Intel vão ser feitas pela TSMC! (7nm)

As primeiras placas gráficas Intel Xe para o mercado de consumo (Xe-HPG) já não vão ser baseadas no processo de 10nm da própria empresa, em vez disso, parece que a Intel chegou a acordo com a TSMC para o uso das suas linhas de 7nm.

O que é um pouco estranho! Visto que apesar de várias empresas terem saltado para os 5nm, a AMD continua a precisar destas linhas como de pão para a boca.



Placas gráficas da Intel vão ser feitas pela TSMC! (7nm)

intel

Portanto, segundo a Reuters, a primeira placa gráfica discreta da Intel para o mercado desktop vai ter o nome de DG2, contando com 4096 shaders unificados, espalhados por 512 unidades de execução. Além disto, parece que vamos ainda poder contar com 8GB de memória GDDR6, o que parece pouco quando a NVIDIA vai lançar uma RTX 3060 com 12GB e a AMD lançou toda uma gama com 16GB… Mas lá está, esta placa deverá ser focada no mercado de entrada ou de gama média-baixa.

Esta será a primeira grande aposta da Intel para o mundo das placas gráficas, servindo também como teste ao grande esforço (e investimento monetário) no projeto.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Intel vai ultrapassar a AMD na performance… Mas a que custo?

A Intel está prestes a apresentar os novos Core 11000 Rocket Lake-S baseados no velhinho processo de 14nm… Mas desta vez temos uma arquitetura completamente nova! Um pacote que aparentemente vai ser capaz de deixar a AMD na segunda posição no campo da performance. Mas que também irá exigir uma autêntica central nuclear para alimentar estes novos meninos da gigante azul dos microprocessadores.

Entretanto, a apresentação oficial deverá acontecer ainda na CES 2021, mas o lançamento propriamente dito vai ser apenas em Março.

Leia o resto do artigo aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.