Assistente da Google: é importante fazer estas alterações

O Assistente da Google está a ser cada vez mais utilizado. Isto porque não só está presente no nosso smartphone mas também em vários equipamentos que temos em casa ou até no carro. Mas há uma grande questão. Determinadas regras e questões de privacidade estão constantemente a ser alteradas pela Google e como tal vale a pena percebermos se não estamos a partilhar demasiadas coisas da nossa vida sem sabermos. Assim deve mesmo fazer agora estas alterações no assistente da Google.

Assistente da Google: é importante fazer estas alterações

Fazer estas alterações é mais simples do que parece, tanto no Android como no iOS. Dito isto, na app Assistente da Google (Google Assistant) clique na sua fotografia de perfil. Depois só tem de dar um clique em Eu. A seguir surge um menu com as várias configurações do assistente. Tudo pode ser alterado individualmente.

Será interessante, por exemplo, ver a opção os seus locais. Aí pode verificar algumas coisas que a Google sabe sobre si, nomeadamente a sua casa e o local de trabalho. Eventualmente até pode ter mudado de casa e precisa de fazer alterações. Se quiser que a Google esqueça isto basta dar um clique no X à frente do endereço.

Outra opção para a qual vale a pena olhar é a compras. Aí pode verificar as transações que efetuou. Isto ajuda a ver se se passa algo com a sua conta.

Mas há mais informações importantes que pode verificar. Para isto pode utilizar à mesma o smartphone ou até o computador. Isto para saber o que a Google sabe sobre si.

Tudo o que a Google sabe sobre si

Se estiver no smartphone basta nas definições do assistente escolher Gerir a sua conta Google. No computador pode dar um clique aqui. Vai chegar à página de personalização de anúncios. Logo à partida vai ver que as primeiras informações dizem respeito à idade. Depois tudo o resto está relacionado com os gostos.

Google sabe sobre

A maioria das pessoas tem centenas de entradas. Rapidamente percebemos que nessa lista encontramos tudo o que normalmente gostamos e vamos procurando na Internet.

Entretanto se achar que algo não está correto pode mudar. Basta carregar por cima do campo que pretende alterar e obtém uma janela como a que pode ver abaixo.

Assistente da Google alterações

Depois é so carregar em atualizar e alterar a informação.

O que posso fazer para que estas informações não sejam registadas?

Bem, muitas coisas. Uma opção é utilizar o botão que vemos no topo da página para desativar a personalização de anúncios. Apesar disto fazer com que a Google deixe de recolher informações ao nível da disponibilização de publicidade não vai fazer milagres.

Outra opção é gerir a forma como os seus dados são tratados na conta Google. A propósito disto a Google até dá uma ajuda para se certificar que não tem problemas. Assim caso se dirija a este link verá que no canto inferior direito tem algo que diz sugestões de privacidade disponíveis. Isto caso nunca tenho corrido este assistente.

Aí clique em rever sugestões. Depois é só ir seguindo o assistente e selecionar o que estiver correto.

Assistente da Google alterações

A primeira é muito importante. Isto porque pode eliminar automaticamente tudo o que a Google recolhe sobre si no período que quiser.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT

Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais 'flamejantes'...

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...