As placas gráficas Intel Xe vão ser produzidas pela Samsung?

7nm

Aparentemente, a produção de chips da Intel, está mesmo em maus lençóis… Afinal de contas, o ‘chefe’ do departamento de GPUs Intel, Raja Koduri, visitou muito recentemente uma unidade de produção de silício da Samsung, na Coreia, logo a seguir ao anúncio da implementação gradual da tecnologia de 5nm EUV.

Como seria de esperar, isto cria alguma especulação, de que Koduri está a equacionar o uso das linhas de produção Samsung sub-10nm, para produzir em massa, os GPUs que deverão integrar todas as placas gráficas Intel Xe

Intel Xe

Um resultado da enorme pressão, que as linhas de produção da Intel estão a ter, depois dos 10nm, terem arruinado todo o planeamento da empresa, tanto a nível de clientes singulares, como de empresas.

É que caso não saiba, a AMD já está a apostar forte nos 7nm, tanto nos processadores como nas placas gráficas. Similarmente, a NVIDIA também já começou a preparar a arquitetura Ampere, para passar dos 12nm, para os 7nm.

Por isso, é bem provável que o processo de fabrico de 10nm da Intel, não vá ser suficiente, para tudo o que a empresa tem de lançar em 2020… E assim, foi necessário arranjar uma solução, rápida e eficaz.


As placas gráficas Intel Xe vão ter mais que um GPU!

Intel Xe, Intel Xe vão

Tem interesse nas placas gráficas Intel que deverão chegar em 2020? Então, tem razões para sorrir! É que muito curiosamente, acabou de acontecer um gigantesco leak. Com muitas e grandes novidades, relativamente à gama de placas Intel Xe.

Afinal, a Intel acabou de realizar um evento interno, denominado de “Xe Unleashed“. Onde Bob Swan apresentou a sua estratégia de ataque ao mercado detido pela AMD e NVIDIA.



Sabe o que significa o ‘e’ de Xe? Curiosamente, é o número de GPUs!

Leia o resto do artigo aqui.