As novas boards AMD B550 não suportam Ryzen velhos? Mentira!

Ainda se lembra do anúncio das motherboards AMD B550? Estamos a falar de um componente chave que chegaria ao mercado de forma a oferecer uma plataforma mais barata para a instalação de um Ryzen 3000 ou Ryzen 4000 sem perder uma das funcionalidades mais interessantes que a AMD tem para oferecer, o PCIe 4.0.

No entanto, caso já não se lembre, a AMD afirmou que estas motherboards de gama média apenas trariam suportar à atual e futura geração de processadores Ryzen! Mas como é óbvio, estas boards têm tudo para suportar os ‘velhinhos’ Ryzen 1000 e Ryzen 2000, afinal de contas, já temos pessoal com acesso aos componentes a provar isso mesmo.


As novas boards AMD B550 não suportam Ryzen velhos? Mentira!

Motherboard, AM4, AMD, Ryzen

Portanto, o chipset AMD B550 não deveria suportar os processadores AMD Ryzen de primeira e segunda geração. Nem sequer os APUs Ryzen 5 3400G e Ryzen 3 3200G que apesar da sua nomenclatura, são baseados na arquitetura Zen+ da segunda geração.

Curiosamente, a própria caixa passa esta mensagem, ao dizer que o mais recente chipset da gigante dos micro-processadores apenas suporta processadores AMD Ryzen 3000 ‘Matisse’! Estando também pronta a receber a próxima geração de produtos baseados na arquitetura Zen 3, quando chegarem ao mercado no fim do ano.

Dito tudo isto, acaba por ser engraçado ver alguns utilizadores com acesso às primeiras samples de motherboards B550 a conseguirem fazer post com um Ryzen 1000 ou Ryzen 2000 montado no socket.

Ao fim ao cabo, até temos screenhosts nas redes sociais, cortesia de ‘momomo_us’! Com a motherboard ASUS TUF Gaming B550 Plus a funcionar com o velhinho APU Ryzen 5 3400G baseado na arquitetura Zen+ sem qualquer problema. Feito também conseguido com o super popular Ryzen 5 2600X, tudo completo com validações do programa CPU-Z.

Curiosamente, a BIOS da board nem sequer é modificado, visto que o programa apresenta a versão 0608 lançada no dia 15 de Junho de 2020, que lá está, no site da ASUS não apresenta qualquer suporte a estes dois processadores.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário