Inicio Hardware As motherboards AMD AM4 podem estar a 'fritar' CPUs

As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs

As motherboards modernas são bem mais evoluídas, robustas e inteligentes, em comparação a um antigamente que na verdade não está assim tão longe. Por isso, são capazes de oferecer mais controlo aos utilizadores, mas também às próprias fabricantes. Dito isto, as boards mais recentes são capazes de adaptar a voltagem do CPU, de acordo com a potência que é necessária em dado momento.

Contudo, parece que algumas fabricantes estão a pegar nesta funcionalidade para tentar oferecer uma maior performance a curto prazo, mas que infelizmente poderá resultar num autêntico ‘fritanço’ do CPU a médio/longo prazo.



As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs

AMD AM4

Portanto, parece que algumas fabricantes de motherboards AMD AM4 estão a influenciar alguns dos valores ‘chave’ dos seus produtos, de forma a conseguir oferecer mais energia ao processador.

Ou seja, de forma muito resumida, a motherboard está a oferecer mais energia ao CPU, para este oferecer mais performance do que aquilo que seria de esperar! O que lá está, poderá ter impacto na durabilidade do componente, visto que este poderá ficar a funcionar fora das suas especificações durante demasiado tempo.

Por exemplo, o Ryzen 7 3700X tem um TDP de 65W, e um power limit de 88W. No entanto, existem boards capazes de meter este processador no power limit efetivo de ~147W. Esta telemetria manipulada dá mais performance, mas pode diminuir significativamente o tempo de vida do seu CPU.

Dito tudo isto, esta estratégia é possível porque a AMD o permite, aliás, está tudo no código que dá vida as motherboards AM4. Contudo, se por acaso quer saber se tem uma destas motherboards, o HWInfo vai começar a reportar um novo campo denominado de ‘Power Reporting Deviation‘, onde deverá ver 100.0% se a sua board estiver dentro das especificações, ou menos de 100% se por acaso este efeito estiver a acontecer na sua máquina.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

(Análise) Huawei MateBook X Pro 2020: Premium é dizer pouco

MateBook X Pro 2020: A Huawei é obviamente mais conhecida pelo seu esforço e discutível domínio no mundo dos smartphones, tablets e smartwatches. O...

Temos dois novos Snapdragons topo de gama a caminho!

Há alguns meses atrás, tudo indicava que o mundo dos smartphones Android iria ficar ainda mais complicada do que já é! Quando chegaram os...

MWC volta em 2021? Talvez… Mas só em Junho!

A Mobile World Congress (MWC) de 2020 foi cancelada devido ao impacto do Coronovírus na nossa sociedade. Ao fim ao cabo, estamos a falar...

China apostou tudo de forma a ser independente!

Caso não saiba, depois dos últimos anos de guerra comercial com os Estados Unidos, a China decidiu começar a tomar algumas medidas drásticas para...

Disco para a XBOX S custa quase tanto como a consola!

Se já se perguntou de quanto dinheiro necessita para adicionar um disco à Xbox Series S de 512 GB ou à Xbox Series X...