As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs

As motherboards modernas são bem mais evoluídas, robustas e inteligentes, em comparação a um antigamente que na verdade não está assim tão longe. Por isso, são capazes de oferecer mais controlo aos utilizadores, mas também às próprias fabricantes. Dito isto, as boards mais recentes são capazes de adaptar a voltagem do CPU, de acordo com a potência que é necessária em dado momento.

Contudo, parece que algumas fabricantes estão a pegar nesta funcionalidade para tentar oferecer uma maior performance a curto prazo, mas que infelizmente poderá resultar num autêntico ‘fritanço’ do CPU a médio/longo prazo.



As motherboards AMD AM4 podem estar a ‘fritar’ CPUs

Motherboard, AM4, AMD, Ryzen

Portanto, parece que algumas fabricantes de motherboards AMD AM4 estão a influenciar alguns dos valores ‘chave’ dos seus produtos, de forma a conseguir oferecer mais energia ao processador.

Ou seja, de forma muito resumida, a motherboard está a oferecer mais energia ao CPU, para este oferecer mais performance do que aquilo que seria de esperar! O que lá está, poderá ter impacto na durabilidade do componente, visto que este poderá ficar a funcionar fora das suas especificações durante demasiado tempo.

Por exemplo, o Ryzen 7 3700X tem um TDP de 65W, e um power limit de 88W. No entanto, existem boards capazes de meter este processador no power limit efetivo de ~147W. Esta telemetria manipulada dá mais performance, mas pode diminuir significativamente o tempo de vida do seu CPU.

Dito tudo isto, esta estratégia é possível porque a AMD o permite, aliás, está tudo no código que dá vida as motherboards AM4. Contudo, se por acaso quer saber se tem uma destas motherboards, o HWInfo vai começar a reportar um novo campo denominado de ‘Power Reporting Deviation‘, onde deverá ver 100.0% se a sua board estiver dentro das especificações, ou menos de 100% se por acaso este efeito estiver a acontecer na sua máquina.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!