As 5 funcionalidades da PlayStation 5 que precisa de descobrir!

A Sony não tem partilhado grande informação acerca da sua consola de nova geração, a muito esperada PlayStation 5, especialmente quando o assunto é que jogos vamos poder encontrar, ou como é que a consola se irá comportar naquilo que mais importa, dentro destes mesmos jogos.

Ainda assim, já temos uma ideia daquilo que a nova PlayStation vai conseguir oferecer aos jogadores, em termos de performance, visto já conhecermos a (quase) totalidade das especificações técnicas, bem como algumas das funcionalidades mais importantes, que poderão ou não fazer a diferença na guerra contra a Microsoft.

As 5 funcionalidades da PlayStation 5 que precisa de descobrir!

PS5, playStation 5

Portanto, a PS5 deverá ser uma consola extremamente poderosa, tendo uma data de lançamento apontada para o fim do ano. (Isto deverá mudar para 2021, graças às dificuldades atuais no desenvolvimento da consola, bem como o efeito do COVID-19 no mercado).

Entretanto, estas são as funcionalidades mais importantes que já conhecemos.

1. Os temos de ‘loading’ da PlayStation 5 vão ser extremamente rápido em comparação com a atual PS4 Pro

HDD vs SSD

Antes de mais nada, temos o super rápido SSD da nova consola da Sony. Que ao contrário da Xbox Series X, usa o novo standard PCIe 4.0, em vez do velhinho PCIe 3.0. Como exemplo, temos Marvel’s Spider-Man, que na PS4 Pro demora 8.1s para carregar, enquanto na PS5 demora 0.8s.

Sabe porquê? Os SSDs têm uma largura de banda muito maior, por isso, os dados podem ser carregadores diretamente do SSD em vez de meter tudo na memória RAM. Assim, será possível reduzir imensamente os tempos de carregamento, bem como deixar jogos ‘suspensos’, enquanto vamos jogar um qualquer outro jogo instalado na consola.

2. Áudio Imersivo 3D

A Sony criou a sua própria tecnologia de áudio, denominada de Tempest 3D Audio Engine. Utilizando hardware desenhado apenas para esta função, bem como algoritmos extremamente complexos que têm como missão principal tornar o som ainda realístico.

Mark Cerny, o Arquiteto Chefe de todo o projeto afirma que esta tecnologia irá funcionar com todos os auscultadores stereo do mercado, e eventualmente soundbars e colunas normais de TV. Ou seja, vai ser algo que deverá ficar disponível em massa, ao contrário do Dolby Atmos.

3. Retro-Compatibilidade com os jogos PS4

PS5, retro-compatibilidade

Se por acaso sonhava em jogar todos os jogos da PS1, PS2 e PS3 (e quem sabe PSP?) na consola de nova geração, pode tirar o cavalinho da chuva. A consola de nova geração da Sony apenas irá suportar jogos PS4, e pelos vistos, não vão ser todos.

Neste momento, Mark Cerny afirma que o objetivo máximo é o top 100 de jogos mais populares (tempo de jogo), indo testando o resto aos poucos.

4. Blu-Ray 4K UHD

A PS5 vai ter um leitor Blu-Ray 4K integrado. O que claro está, à semelhança da PS2 e PS3, a Sony vai aproveitar o lançamento da sua consola para apostar num novo leitor. Algo que era esperado na PS4 Pro, mas que por alguma razão ficou na gaveta.

5. Instalações Modulares

O SSD ultra rápido da PS5, e novo sistema de ficheiros, irão possibilitar a instalação modular de jogos. Ou seja, se comprou CoD MW, pode apenas instalar a parte da campanha, em vez do jogo completo (ou vice-versa).

O que claro está, vai possibilitar aos jogadores saltar imediatamente para o matchmaking, ou continuação da campanha, sem menus e loadings.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário