Android: como arquivar automaticamente as apps que não utiliza

É verdade que de uma forma geral os smartphones chegam com cada vez mais capacidade de armazenamento. No entanto, também é ponto assente que tudo o que lá guardamos tem tendência a ocupar cada vez mais espaço. Dito isto, nem sempre é fácil conseguirmos guardar tudo o que está no nosso smartphone. Isto a menos que se faça algumas limpezas ocasionais. No entanto a boa notícia é que há um truque que permite ter mais espaço sem apagar nada no seu smartphone Android. Para isso só terá de arquivar automaticamente as apps menos utilizadas.

Android: como arquivar automaticamente as apps que não utiliza

As aplicações e os ficheiros multimédia estão a ficar maiores e, provavelmente, o número de ficheiros que armazena no seu telemóvel também aumentou. A boa notícia é que pode desbloquear instantaneamente espaço de armazenamento extra no Android com uma alteração muito simples nas suas definições.

códigos no smartphone Android, proteger o smartphone Android, gastar dinheiro, smartphone invadido remotamente, instalar todas as atualizações Android, aumentar a velocidade de download do smartphone

A Google incorporou um truque inteligente nos telemóveis Android para ajudar a reduzir os problemas de armazenamento.

Este truque alivia a carga de aplicações no seu telemóvel – mas, mais importante, não elimina os seus dados. Isto é sem dúvida a grande mais valia.

Como refere a Google, o seu dispositivo pode arquivar automaticamente aplicações que não utiliza frequentemente para libertar espaço para novas aplicações.

Quando esta definição está ativada, as aplicações que não utiliza frequentemente serão removidas, mas os seus dados pessoais na aplicação serão guardados. Assim o ícone da aplicação permanecerá no seu dispositivo. Entretanto poderá transferir a aplicação novamente, desde que esteja disponível no Google Play.

arquivar automaticamente as apps

A Google também refere que, se tentar instalar uma aplicação sem ter espaço suficiente, ser-lhe-á pedido que experimente a funcionalidade de arquivo.

A configuração é fácil: primeiro, basta iniciar a aplicação Google Play Store. Agora, vá a Definições > Geral e, em seguida, ative a opção Arquivar aplicações automaticamente.

Claro que, a dada altura, poderá ter de começar a eliminar conteúdo para libertar espaço de armazenamento.

Outras formas de recuperar espaço

Limpe a sua cache

Se aceder especificamente ao armazenamento das suas aplicações, verá que muitos dados das aplicações estão a ser armazenados como cache. Normalmente, trata-se apenas de alguns megabytes de cada vez, mas com várias aplicações, o espaço aumenta. Pode apagar em segurança quaisquer dados que estejam na cache, uma vez que não são de todo importantes ou insubstituíveis. No entanto começará a acumulá-los quando voltar a utilizar estas aplicações. Ainda assim pode libertar uma boa quantidade de espaço no seu telemóvel se precisar.

arquivar automaticamente as apps

Para tal, aceda às definições de armazenamento do seu dispositivo Android, clique em qualquer aplicação e selecione a opção “Limpar cache”. Isto irá libertar o espaço que está listado nas definições e varia consoante a aplicação. Se fizer isto para todas as aplicações do seu telemóvel, poderá libertar um ou dois gigabytes, dependendo do número de aplicações que tiver instaladas.

Elimine os seus downloads

Tal como acontece com o seu PC, deve certificar-se de que limpa a pasta Downloads sempre que puder. Pode não parecer muito, mas ficaria surpreendido ao ver a quantidade de espaço que essa pasta pode ocupar. Se descarregou PDFs apenas para os ler durante alguns segundos, para depois se esquecer deles, então deve eliminá-los primeiro. O mesmo se aplica a imagens, vídeos e qualquer outra coisa que tenha descarregado de um síte Web e que tenha esquecido ou que não utilize.

espaço sem apagar nada

Deverá aceder às suas transferências e certificar-se de que não tem nada a ocupar muito espaço.

Liberte espaço ocupado pelas fotografias

Se gosta de tirar muitas fotografias, é muito provável que o seu dispositivo Android esteja cheio delas. Uma ou duas fotografias não criam um grande problema. No entanto ter centenas na sua pasta de fotografias começa a ser um problema. Uma vez que está no ecossistema Android, pode fazer cópias de segurança de tudo para o Google Drive. O seu Drive tem um limite de armazenamento, mas não está de todo ligado ao seu telemóvel. Isto significa que irá mover espaço de armazenamento do seu telefone para a cloud, libertando espaço no seu dispositivo Android.

recuperar espaço no smartphone, arquivar automaticamente as apps
Google Photos App Icon 3D Symbol Shape on Plastered Blue Background with Copy Space 3D Illustration

Para libertar este espaço, basta aceder à sua aplicação Google Fotos, clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito e selecionar a opção “Libertar espaço”. O espaço libertado nos dispositivos Android varia, mas não se surpreenda se vir alguns gigas removidos do seu telefone. Estas fotografias já têm uma cópia de segurança na nuvem, por isso não se preocupe com a possibilidade de as perder para sempre.

Elimine os mapas descarregados

Muitos confiam no Google Maps para a navegação quando estão fora de casa, uma vez que é (na maioria das vezes) muito fiável. Quando está numa longa viagem de carro, pode ver a sua ligação à Internet cair, o que faz com que seja muito importante ter um mapa descarregado. Ora com o tempo pode esquecer-se de apagar os seus mapas quando já não os utiliza. Um mapa provavelmente não é um grande problema, mas se viaja muito e descarrega vários mapas offline, estes vão ocupar espaço.

perigo no Google Maps, arquivar automaticamente as apps

Pode não achar que é um grande problema, mas os mapas offline podem ocupar bastante espaço no seu dispositivo Android, dependendo do tamanho do mapa da área que está a descarregar. Assim certifique-se de que limpa os downloads de vez em quando para libertar algum espaço. Pode sempre voltar a transferi-los no futuro, se precisar deles.

Livre-se de aplicações antigas

O método experimentado e verdadeiro para libertar espaço no seu dispositivo Android é simplesmente apagar aplicações, embora isso nem sempre seja o ideal. Como último recurso, pode ir à lista das suas aplicações e verificar quais as que utiliza e quais as que não utiliza. Poderá saber quando foi a última vez que utilizou uma aplicação ou quão pouco a utiliza, utilizando algo como as definições de Bem-estar digital da Google.

erros com aplicações, recuperar espaço no smartphone

Se já passou algum tempo desde a última utilização, é provavelmente seguro apagá-la. A maior parte das aplicações não ocupa muito espaço por si só, mas se estivermos a falar de dezenas delas, há um impacto real na eliminação de várias.

Com tudo isto vai recuperar muito espaço no seu smartphone Android. De facto, vale a pena arquivar automaticamente as apps que não utiliza tanto.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.