O seu número de telemóvel é cada vez importante!

Há quantos anos tem o mesmo número de telemóvel? Faz o tudo por tudo para não ter de o mudar, mesmo que mude de operador? É normal!

Todos nós tentamos evitar uma mudança de número, porque além de ser chato ter de andar a dar um número completamente diferente à família, amigos, e colegas de trabalho, a verdade é que nos tempos que correm, o nosso número de telemóvel é quase como um identificador único neste novo mundo tecnológico.

Já viu quantos serviços têm o seu número de telemóvel associado? Seja para login, ou para pura autenticação? Já pensou na dor de cabeça que seria ter de fazer novas contas… Para tudo, ou quase tudo?

Pessoalmente, de cabeça, posso dizer WhatsApp, Facebook, App Bancária (especialmente para autenticação e confirmação de transferências), Revolut, MBWay, aplicações de carregamento de automóveis elétricos, e até apps de dating… Muitas e boas aplicações extremamente importantes do nosso dia-a-dia, usam o nosso número de telemóvel como se este fosse o nosso número de BI, ou o nosso NIF.

Em suma, se ainda não tinha percebido, nos dias que correm, o seu número de telemóvel é quase tão importante como o seu número de identificação no BI ou Cartão de Cidadão. Discutivelmente, até pode ser mais importante, tal é o impacto da perda deste simples conjunto de 9 dígitos.

O seu número de telemóvel é cada vez mais único e importante

Portanto, há alguns dias, fiz um artigo a explicar que é possível esconder o nosso número de telemóvel pessoal, através de vários serviços gratuitos e ou pagos. Porquê? Simples, para proteger este número, que é inegavelmente cada vez mais importante para as nossas vidas.

Mas depois comecei a pensar mais um pouco no tema, e reparei que a importância que estava a dar a este simples número, não estava ainda aos níveis que este realmente merece!

Afinal, nós utilizamos o nosso telemóvel para tudo, e por isso mesmo, a grande maioria dos serviços começou a olhar para este pequeno aparelho, como a melhor forma de criar contas e/ou proteger serviços.

Por exemplo, hoje quis mexer no meu Revolut, tive de fazer login através do número de telemóvel, com a posterior recepção de uma SMS com o código de confirmação/autenticação.

Logo a seguir, quis ir ver o meu portfolio de criptomoedas, novamente, outra SMS com o código de confirmação. Não satisfeito, entrei na minha conta bancária, novamente, uma mensagem de confirmação via SMS. Mudei a password da minha subscrição à PlayStation Network, consegue adivinhar? Sim, outra SMS com um código. Além de tudo isto, mudei de telemóvel para começar uma nova review, tive de voltar a fazer log-in no WhatsApp. Como? A partir do meu número de telemóvel.

O nosso número de telemóvel é uma forma super simples de identificar um qualquer utilizador, sendo cada vez mais utilizado pelos mais variados serviços, especialmente os online.

Em suma, o nosso número de telemóvel é, hoje em dia, muito mais que o nosso simples contacto para chamadas e/ou mensagens. Por isso mesmo, tem de mudar a sua mentalidade e começar a protegê-lo como se a sua vida dependesse disso. Não dê o seu número “à toa”!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Protege o seu número de telemóvel? Vai começar a fazê-lo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.