ARM lança novas tecnologias que melhoram a realidade virtual

Se tem um equipamento Android é muito provável que ele seja alimentado por um processador ARM. Importa salientar que empresas como a Qualcomm, a Apple e a Samsung licenciam a tecnologia desta empresa, e como tal, quando a ARM melhora algo, todos nós temos a ganhar. A propósito disto, saibam que a ARM anunciou novas tecnologias de visualização que segundo esta empresa podem garantir uma experiência HDR em qualquer ecrã, ao mesmo tempo que disponibiliza maiores poupanças energéticas e maior desempenho para aplicações de Realidade Virtual.

ARM

Na prática, a ARM anunciou três novas tecnologias baseadas na arquitetura “Komeda”, que por seu lado se baseia na antecessora “Cetus”. A nova solução de visualização é composta pelo processador Mali D-71, CoreLink MMU-600 e pelo Assertive Display 5. Dentro destas novidades, as mais importantes são sem dúvida o processador gráfico e a tecnologia Assertive Display 5.

A ARM alega que o Assertive Display 5 tem a capacidade de produzir conteúdos HDR mesmo num ecrã SDR. Claro que será necessário aguardarmos e verificarmos como funciona na prática. Ainda assim, não deixa de ser uma grande promessa. Em paralelo, suporta também HDR10 e HLG (outra tecnologia HDR).

 

O Assertive Display 5 tem ainda mais truques na manga, como hardware para o modo noturno ou filtragem de luz azul. À semelhança do antecessor, pode também compensar a luz ambiente e melhorar a visibilidade do ecrã, mesmo sob luz solar direta.

ARM

Já o novo processador gráfico também não deixa os seus créditos por mãos alheias. Assim, pode lidar com a composição das janelas até 8 camadas, bem como do processamento de imagem. Está otimizado para um funcionamento 4K a 120 frames por segundo, o que o transforma num candidato ideal para a realidade virtual. Juntamente com o CoreLink MMU-600, é mais pequeno e mais rápido, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia e a latência.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!