à Huawei -

Ark OS? A Internet e o mundo em geral não param de receber rumores, leaks e opiniões acerca da guerra entre o presidente norte-americano e a Huawei. Sinceramente é algo que continuo a considerar inacreditável. É que caso o bloqueio à Huawei vá para a frente (após o período de três meses que está em vigor), este fabricante será apenas o primeiro a sofrer. A seguir podemos muito bem ter a Xiaomi debaixo de fogo. Quem perde é o consumidor. Ainda assim continuo a defender a ideia que tudo se irá resolver com o tempo.

Voltando ao mais recente leak, foi a propósito deste pontapé dos Estados Unidos à Huawei que se começou a falar de um sistema operativo alternativo. De facto, até se dizia que a apresentação teria lugar a 24 de Junho, algo que não vai acontecer conforme referimos aqui. No entanto, este sistema vai mesmo existir e até terá um nome diferente do que inicialmente se julgava.

É verdade que no início a Huawei registou a marca Hongmeng na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China.

Por esse motivo, todos considerámos que este seria o nome do novo SO. No entanto, as informações mais recentes apontam para algo totalmente diferente e que até faz mais sentido.

Ark OS

Ark OS é um nome muito mais interessante

Conforme relatado pela site Androidheadlines, a Organização de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) recebeu a 24 de maio várias marcas registadas do fabricante chinês de smartphones. De acordo com os pedidos, a Huawei quer patentear o nome “Huawei Ark OS”, “Huawei Ark”, “Ark” e “Ark OS”. Ora faz todo o sentido que com estas designações, este seja mesmo o nome do novo sistema operativo. É verdade que não existe uma confirmação oficial de que o Ark OS seja de facto o novo nome. No entanto, soa bem e parece muito mais atrativo do que a opção anterior.

Apenas para situar, lembramos que a Google bloqueou a Huawei nos serviços essenciais do Android. No entanto, desde então, concordou em restaurar os serviços afetados à Huawei durante um período de três meses, após a decisão do Departamento de Comércio dos EUA em aliviar temporariamente a proibição da gigante chinesa de tecnologia. Ou seja, a Huawei pode estar mais tranquila até 19 de agosto.