Inicio Android Ark Compiler: o segredo para a Huawei dizer adeus ao Android!

Ark Compiler: o segredo para a Huawei dizer adeus ao Android!

A Huawei lançou o Ark Compiler no início deste ano. Chegou com o objetivo de melhorar a velocidade de renderização das aplicações. O Ark Compiler é uma nova forma de processar com eficácia a compilação de aplicações executando diretamente o código de máquina / código binário no código-fonte. Ele substitui o compilador ART standard do Android. Para além disso, ajuda a renderizar aplicações mais rapidamente, removendo três estruturas adicionais.

Ark Compiler: o segredo para a Huawei dizer adeus ao Android!

Ark Compiler

Um ano depois do lançamento comercial deste compilador, a Huawei finalmente lançou o site oficial que até serve para promover o novo sistema HarmonyOS. No site os utilizadores podem descarregar e aceder ao código fonte.

Com isto é notório que a Huawei pretende partilhar este compilador e aumentar a sua utilização por parte dos programadores. É sem dúvida um bom caminho para se construir um ecossistema aberto.

A Huawei desenvolveu o novo compilador para acelerar as aplicações nos smartphones. A forma de o conseguir até é simples de perceber. O novo compilador remove várias estruturas adicionais. Entretanto reduz o trabalho do processador de converter o código de máquina para o idioma do sistema. Ele tem várias vantagens sobre o Ark Compiler, como o tempo de execução, a coordenação entre software e hardware e o suporte para várias plataformas.

O Ark Compiler é uma ponte entre o HarmonyOS da Huawei e o ecossistema Android. Dito isto, os programadores podem facilmente expandir o suporte de aplicações Android para o HarmonyOS em cerca de dois dias. Tudo isto graças ao novo Ark Compiler.

Entretanto, a Huawei já está a testar um smartphone Mate 20 Lite baseado em HarmonyOS. Escusado será dizer que é algo a que queremos deitar mesmo as mãos.

Para já o novo Mate 30 que deverá chegar sem o ecossistema de aplicações da Google, ainda vai continuar a utilizar uma versão open-source do Android. No entanto, com a popularização do Ark Compiler e com uma boa adesão por parte dos programadores é bem possível que o HarmonyOS.

Entretanto, o site está disponível aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ainda joga The Last Of Us Part 2? Dia 26 trás novidades!

Já faz algum tempo desde que The Last Of Us Part 2 chegou oficialmente ao mercado para todos os jogadores. No entanto, isso não...

O ‘Unpacked para todos’ trouxe um novo S20 de 679€!

A Samsung aproveitou o seu 'Unpacked para todos' para lançar um smartphone que na sua ótica também é para todos, o Galaxy S20 FE...

Gosta de Fortnite e de Rocket League? Vem aí uma mistura!

Há pouquíssimo tempo, a Epic Games comprou e o estúdio Psyonix (responsável pelo jogo Rocket League). E tal como todos os jogadores esperavam, era...

O gaming nas consolas é mais barato? Se calhar já não…

Uma das grandes armas de arremesso do mundo das consolas contra o reino dos PCs sempre foi o facto de ser um ecossistema mais...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...