Ark Compiler: o segredo para a Huawei dizer adeus ao Android!

A Huawei lançou o Ark Compiler no início deste ano. Chegou com o objetivo de melhorar a velocidade de renderização das aplicações. O Ark Compiler é uma nova forma de processar com eficácia a compilação de aplicações executando diretamente o código de máquina / código binário no código-fonte. Ele substitui o compilador ART standard do Android. Para além disso, ajuda a renderizar aplicações mais rapidamente, removendo três estruturas adicionais.

Ark Compiler: o segredo para a Huawei dizer adeus ao Android!

Ark Compiler

Um ano depois do lançamento comercial deste compilador, a Huawei finalmente lançou o site oficial que até serve para promover o novo sistema HarmonyOS. No site os utilizadores podem descarregar e aceder ao código fonte.

Com isto é notório que a Huawei pretende partilhar este compilador e aumentar a sua utilização por parte dos programadores. É sem dúvida um bom caminho para se construir um ecossistema aberto.

A Huawei desenvolveu o novo compilador para acelerar as aplicações nos smartphones. A forma de o conseguir até é simples de perceber. O novo compilador remove várias estruturas adicionais. Entretanto reduz o trabalho do processador de converter o código de máquina para o idioma do sistema. Ele tem várias vantagens sobre o Ark Compiler, como o tempo de execução, a coordenação entre software e hardware e o suporte para várias plataformas.

O Ark Compiler é uma ponte entre o HarmonyOS da Huawei e o ecossistema Android. Dito isto, os programadores podem facilmente expandir o suporte de aplicações Android para o HarmonyOS em cerca de dois dias. Tudo isto graças ao novo Ark Compiler.

Entretanto, a Huawei já está a testar um smartphone Mate 20 Lite baseado em HarmonyOS. Escusado será dizer que é algo a que queremos deitar mesmo as mãos.

Para já o novo Mate 30 que deverá chegar sem o ecossistema de aplicações da Google, ainda vai continuar a utilizar uma versão open-source do Android. No entanto, com a popularização do Ark Compiler e com uma boa adesão por parte dos programadores é bem possível que o HarmonyOS.

Entretanto, o site está disponível aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário