Atenção! Muito cuidado com estas apps de streaming!

Quem utiliza aplicações de streaming tem de estar muito atento a isto. É de acordo com o programador Apple, Kosta Eleftheriou, há várias apps falsas que estão a atrair as vítimas através de trailers para as fazerem comprar códigos ou subscrições premium. De facto, apesar de todas as proteções e das regras apertadas que estão presentes na App Store estas apps de streaming perigosas conseguiram faturar cerca de 6 milhões de dólares por ano!

Atenção! Muito cuidado com estas apps de streaming!

Existem três classes de aplicações nas lojas, quer seja da Google ou da Apple.

apps de streaming

As primeiras são aquelas que são úteis mas acabam por recolher uma grande quantidade de informações pessoais. De facto, o Facebook até recolhe informações do acelerómetro que pode ajudar esta rede social e os anunciantes a perceberem o que estamos a fazer. Depois há aquelas que incluem grandes falhas de segurança que colocam em perigo a integridade do nosso smartphone. Todos os dias são descarregadas milhões de aplicações do género. Depois há aquelas que simplesmente tentam deitar a mão ao nosso dinheiro!

O que fazem estas supostas apps de streaming?

Na prática tentam enganar-nos. Por exemplo, dizem que dão acesso a um filme que está na moda como, por exemplo, o último spider-man. No entanto, é mesmo apenas o trailer. A questão é que depois nos dizem que para termos acesso ao filme completo temos de pagar. E acreditem que muitas pessoas com vontade de o verem pagam mesmo. A questão é que depois não recebem nada em troca.

Entretanto neste momento a Apple informou a Forbes, que abordou este tema em primeiro lugar, que estas apps já não estão disponíveis na Play Store.

Seja como for é preciso termos muito cuidado. Apesar de umas desaparecerem há outras que rapidamente acabam por conseguir entrar. Dito isto, desconfiar sempre é a melhor regra para não termos surpresas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.