Android: estas apps na Play Store comem a sua bateria

Várias apps Android que foram descarregadas mais de 20 milhões de vezes acabam de ser removidas da Google Play Store depois de se ter descoberto que tinham um malware que utiliza dados e drena a bateria.

Android: estas apps na Play Store comem a sua bateria

O malware foi descoberto por investigadores da empresa McAfee que os reportaram à Google. As aplicações já não se encontram disponíveis no Google Play – mas os utilizadores que já descarregaram as aplicações ainda estarão infetados. Isto a menos que as desinstalem.

As aplicações parecem numa primeira análise ferramentas comuns. Umas fazem-se passar por lanternas, outras por códigos QR, algumas prometem melhorar as câmaras e outras ajudarem a gerir as capacidades do smartphone. O problema é que fazem muito mais do que isso.

Assim as apps chegam com o malware clicker. Ele corre secretamente em segundo plano e clica em links de publicidade ilícitos para gerar receitas de anúncios.

Embora o malware clicker possa não ser tão perigoso para os utilizadores como outros que roubam palavras passe ou dados bancários, não deixa de ser chato uma vez que drena a bateria ou utiliza dados móveis.

Abaixo encontra o nome das apps que tem mesmo de remover, caso tenha instalado por acidente.

Como saber se há algum malware no smartphone?

Ninguém está a salvo. Mesmo com todos os cuidados o nosso smartphone pode ficar infetado e os problemas aparecem sem aviso prévio. De facto, muitas pessoas têm problemas nos smartphones e nem sequer os associam a uma infecção. Pensam que é uma falha de hardware ou que o equipamento está a dar de si por já ter mais de dois anos. Mas na realidade a maioria dos problemas devem-se a ameaças que estão instaladas e ninguém se apercebe. Para que não seja apanhado de surpresa estes são os sinais de que o seu smartphone Android está com malware.

Os sinais de alerta

É necessário que as pessoas estejam muito atentas a estes sinais. Isto pode fazer a diferença entre um roubo de dados e de dinheiro enorme e uma enorme paz de espírito. É a isto que tem de estar atento.

Publicidade a aparecer constantemente, seja qual for a aplicação que está a usar

De facto, este é um enorme sinal de alerta. A publicidade surge e ocupa normalmente o ecrã inteiro ou a parte inferior em qualquer app. Quer esteja no Facebook, no Instagram, na app do banco ou a navegar na Internet.

Android smartphone perigo

Instala uma aplicação e o ícone desaparece imediatamente

Estas aplicações têm algo diferente das outras e por isso muitas pessoas pensam que nem sequer as instalaram. É que quando estão a ser instaladas, surge um aviso a dizer que ocorreu um problema na instalação. Depois o ícone desaparece. Assim a pessoa pensa que ela não está no smartphone, mas na realidade está. Algumas destas ameaças não  roubam dados do utilizador. No entanto, dão cabo da utilização do smartphone. Somos bombardeados com publicidade que depois nos redireciona para portais suspeitos e esses sim, até podem tentar apoderar-se dos nossos dados.

A bateria está a gastar-se muito depressa!

Este é um dos grandes sinais de que algo não está bem. Se até aqui tudo funcionava sem problemas e a bateria durava muito e de repente deixou de funcionar é sinal que alguma coisa mudou. Aplicações a correrem de forma secreta no smartphone ocupam recursos. Como tal, estes recursos fazem com que a bateria se gaste mais depressa. Em alguns casos muito mais depressa.

android, Android smartphone perigo

Encontra apps que não reconhece no smartphone

Com tantas apps que se vai instalando é normal que surja algo no smartphone que não reconhecemos de tempos a tempos. Mas uma coisa é uma aplicação aqui e ali. Outra questão é quando estão sempre a surgir novas apps e sobretudo estranhas. Se costuma ver apps desconhecidas no seu smartphone, não seja meigo e apague já.

Tem ficheiros bloqueados

O ransomware bloqueia ficheiros nos smartphones Android. No caso de estar infetado é provável que possa tentar aceder a algo e não consiga. No entanto, mais tarde ou mais cedo vai saber. Isto porque será pedido um resgate.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados