Durante muitos e longos anos, a Apple nunca teve grande interesse na adoção das tecnologias mais recentes e mais caras da indústria, por achar que isso… Bem… Não fazia sentido.
A gigante Norte-Americana sentia que era quase sempre melhor ideia apostar em hardware com qualidade e eficiência comprovada, para depois otimizar tudo ao máximo através do software.
Bem, é inegável que estratégia da Apple hoje em dia já não é bem a mesma. Aliás, o iPhone até vai aumentar de tamanho em 2024 porque a fabricante precisa de mais espaço no interior do aparelho, de forma a ser capaz de lhe oferecer maiores capacidades técnicas.
Porém, além do crescimento do iPhone, tudo indica que a Apple vai voltar a gastar muito e bom dinheiro na aquisição de processadores mais poderosos, mais eficientes, e claro, muito mais caros. Estamos a falar da reserva da totalidade das linhas de 2nm da TSMC.
Apple voltou a investir forte e feio em nova tecnologia exclusiva!
Portanto, depois de conseguir reservar a totalidade da força de produção de 3nm da TSMC para 2023 e 2024, eis que a Apple já tem um negócio fechado com a maior fabricante de chips do planeta para fazer o mesmo com as novas linhas de 2nm.
Ou seja, apesar do facto de a produção de 2nm ainda estar um pouco longe de ser uma realidade. A verdade é que a Apple já tem tudo a postos para ser a única com acesso aos primeiros chips destas linhas.
Quando é que isto vai acontecer?
A produção em massa de chips de 2nm apenas deverá começar em 2025, provavelmente a meio do ano. Ou seja, mesmo a tempo do lançamento dos novos iPhone 17!
No fundo, vamos ver uma repetição da estratégia que a Apple implementou em 2023 e 2024. Vamos ver os novos iPhone a chegar ao mercado com os primeiros chips de 2nm da indústria, e depois vamos ver portáteis, tablets, etc…
Aqui vale a pena referenciar que além da miniaturização dos transístores que dão vida aos processadores produzidos pela TSMC, a gigante de Taiwan também vai começar a utilizar GAAFET (gate all around field-effect transistors). Transístores mais complexos, mas capazes de oferecer níveis mais altos de performance e eficiência energética.
Em suma, a Apple anda a fazer o tudo por tudo para ter acesso às melhorias tecnologias do mercado! Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.