Apesar da grande evolução do Wear OS nos últimos tempos, e da aposta de várias fabricantes dentro do ecossistema Google, bem como de outras de fora, a realidade é que o Apple Watch continua 10 anos à frente da concorrência.
Aliás, apesar de ser discutível, podemos dizer que a Apple, sem se esforçar minimamente, tem o melhor relógio inteligente do mercado nas suas mãos. Sendo exatamente por isso que tem de existir uma mudança de estratégia no outro lado da barricada.
Samsung e Google querem criar um smartwatch como deve de ser!
Portanto, como já noticíamos há alguns dias atrás, a Samsung está muito próxima da Google, e ao que tudo indica, vai aproveitar essa relação para criar uma nova geração de relógios Wear OS realmente inovadores e apelativos, tendo como base o mais recente Android 14.
Ou seja, é preciso mudar a estratégia, e é preciso ir de encontro daquilo que os consumidores realmente querem encontrar num relógio moderno. Um relógio que tem de ser bonito, poderoso, mas acima de tudo eficiente para não ter de ser carregado todos os dias.
Além disso, é também necessário lançar mais atualizações para o Wear OS, que verdade seja dita, passa grande parte da sua vida parado no tempo. Afinal, o Wear OS mais recente é ainda baseado no “velhinho” Android 13.
Vai existir exclusividade? Sim e não! Ou seja, esta atualização vai com toda a certeza chegar primeiro aos relógios Samsung, e mais tarde ao resto das fabricantes. Não sendo ainda claro que relógios poderão ou não suportar as novidades.
Mais atualizações? Mais performance?
Entretanto, com o Wear OS 5 a adotar a base de código do Android 14, a Google parece estar mais focada em fornecer o ciclo de atualização anual já adotado para os smartphones. O que significa melhorias na segurança, na performance, e também acréscimo de funcionalidades chave.
Infelizmente, por enquanto ainda não se conhecem pormenores específicos sobre as funcionalidades que se espera que venham a integrar o Wear OS 5. Porém, podemos olhar para o Wear OS 4 para perceber onde a Google quer ir. Afinal, esta atualização trouxe um design mais apelativo, bem como mais performance e fluidez.