A Apple é muitas vezes criticada por chegar tarde a certas tecnologias, sendo ainda mais criticada quando chega e afirma que tudo “é uma inovação” quando obviamente não é.
Mas, a realidade é que este tipo de estratégia costuma resultar muito bem com a gigante Norte-Americana! Tudo porque a marca é quase sempre capaz de entrar na altura certa, com uma forma um pouco diferente de fazer as coisas.
O mesmo pode voltar a acontecer no lado da Inteligência Artificial!
Apple vai conseguir compensar o atraso atual na Inteligência Artificial?
Portanto, se porventura ainda não percebeu, a verdade é que a Apple tem uma visão um pouco diferente daquilo que deve ser uma IA a sério num smartphone em 2024 ou 2025. Ainda estamos muito no início da implementação desta nova tecnologia, e como tal, ainda existem muitos compromissos e adaptações. É exatamente por isto que a Google e Samsung disponibilizam a grande maioria das suas funcionalidades baseadas em IA através da Internet, ou seja, através da Nuvem.
Do seu lado, a Apple acredita que apostar num único modelo é um erro, por isso, pratica uma estratégia de necessidade por base, com vários modelos de linguagem pequenos e grandes a trabalhar em conjunto. Isto poupa tempo e dinheiro à empresa, ao mesmo tempo que também significa uma IA mais rápida, mais eficiente, e também mais segura, para o utilizador.
Ou seja, de forma mais concreta, a Apple tem alguns modelos a trabalhar diretamente no seu aparelho, enquanto outros mais complexos estão na nuvem.
É uma forma de fazer as coisas que pode vir a impressionar, e com as parcerias certas, como parecem estar a ser feitas (a Apple já tem um acordo com a OpenAI para usar o ChatGPT), poderá até meter a Apple na liderança desta “cena nova” no mundo da tecnologia.
- Nota: Isto é especialmente verdade no lado do preço. Porque o IA da Apple vai ser aparentemente 100% gratuito! Isto enquanto a Samsung começa a ter alguma vontade de transformar o seu Galaxy AI em uma subscrição paga.
Assim, embora os modelos no dispositivo sejam pequenos, e por isso menos capazes, a técnica tem uma vantagem clara… O modelo pode recolher informações do iPhone, fornecer uma solução mais relevante e abrir portas para novas funcionalidades. Da mesma forma, o Apple Intelligence pode reunir informações pessoais, como localização, compromissos e muito mais, e fornecer informações relevantes na altura certa.
Curiosamente, a empresa também afirma que está a tentar garantir que os pequenos modelos de IA apenas executam tarefas em que são bons. Enquanto o resto das operações serão entregues à “nuvem”.
É este o caminho? O que gostava de ver feito no lado da IA para smartphones? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!