A Apple tem motivos para estar contente e outros para não estar tão satisfeita. Por um lado, vai lançar o muito aguardado iPhone 12. À partida teremos quatro modelos a chegar ao mercado. Por outro, há notícias menos boas. É que vai ter de encher os bolsos à Samsung, o que financeiramente nunca é muito bom. Na prática são 950 milhões de dólares, algo como 836 milhões de Euros. A razão? Incumprimento. Na prática, não conseguiu cumprir os objectivos ao nível das encomendas de ecrãs OLED e teve de pagar uma grande quantia. Isto é muito comum nestas empresas. Existe um acordo para fornecer x produtos a determinada empresa. Se por algum motivo não for encomendado tudo aquilo que tinha sido combinado, paga-se uma taxa. Em muitos casos, como neste exemplo da Samsung e Apple, bastante alta!
Apple vai encher os bolsos à Samsung. Adivinha porquê?
A quantidade de dinheiro que a Samsung ganhou pode ser claramente vista no lucro operacional e receita que a Samsung partilhou. No segundo trimestre de 2020 esta empresa teve um grande ganho na área dos ecrãs. A razão, especula-se, pode passar pelos 950 milhões da Apple.
Mas como é que a Apple falhou nas encomendas?
Não é preciso sermos um agente do CSI para percebermos. Um dos motivos mais óbvios foi a pandemia de COVID-19 que provocou uma enorme quebra nas vendas. De facto, muitas lojas encerraram (pelo menos as físicas, mantendo apenas o online a funcionar). Claro que isto teve um impacto significativo nas vendas. Os olhos também comem e um passeio a um centro comercial ou a uma loja podem levar a compras por impulso que de outro modo poderão ser mais difíceis. Com tudo isto as vendas do iPhone não foram tão boas como se esperava.
Em abril a Apple teve uma receita de 58.3 milhões de dólares. Em comparação, há um ano tinham sido 58 milhões. Ou seja, a gigante da maçã não cresceu assim tanto. Entretanto este fabricante ainda não revelou os dados para o terceiro trimestre do ano. No entanto, a 30 de Julho já vamos ficar a saber tudo!
Esta não é a primeira vez em que a Apple tem de compensar a Samsung. De facto, basta recuarmos até ao ano passado, para verificarmos que a gigante da maçã teve de pagar 683 milhões de dólares à gigante coreana pelo mesmo motivo. Olhando para tudo isto não são de estranhar as notícias que revelam que a Apple em breve vai optar por outra empresa para o fornecimento de ecrãs OLED.