Apple já tem nome para o sistema operativo de realidade virtual!

A Apple sabe guardar muito bem os segredos ao nível do lançamento de novos produtos. No entanto, parece que um escapou para a Internet. Ainda por cima é uma informação relacionada com o novo sistema de realidade virtual. Dito isto, o sistema operativo executado nos óculos de realidade virtual da Apple chama-se realityOS.

Apple já tem nome para o sistema operativo de realidade virtual!

Ao que parece um grupo de programadores Apple ativou, sem querer, a definição pública num repositório de código do GitHub que contém vários elementos ligado ao novo sistema. O site Digital Trends afirma que se tratam de ficheiros oficiais da Apple e contém muitas informações acerca do que será o novo sistema de realidade virtual.

Descoberto pelo programador Matthew Davis, o repositório contém algum código comentado (não executável) que fala da possibilidade de programas iOS terem acesso às bibliotecas do realityOS. Ou seja, haverá um mecanismo de ligação entre o iOS do iPhone e o realityOS dos óculos de realidade virtual.

O código também menciona a frase “realityOS_simulator”. Isto sugere que este sistema operativo se testa na app de simulação Apple Xcode. Lembro que o Xcode é um software utilizado por programadores para o macOS, iOS, iPadOS, watchOS e tvOS. Na prática permite um teste intensivo das aplicações antes de elas serem publicadas.

Apple, VR, AR

Entretanto o nome do sistema operativo realityOS surge várias vezes. Na prática, nove ao longo do código.

Já passou mais de um ano desde que a Apple iniciou a produção dos óculos de realidade virtual. À partida será um grande passo em relação ao mundo da realidade virtual e realidade aumentada. Será também um concorrente do Facebook com o seu Metaverso.

A Apple não gosta muito de leaks e até já despediu no passado os responsáveis pelos mesmos. Com esta falha na configuração do GitHub que tornou públicos dados que deviam ser privados podem voltar a rolar cabeças ou pelo menos o castigo poderá ser grande e sinceramente até se compreende.

O que se sabe até agora sobre os novos óculos?

O site 9to5Mac relata que a disponibilidade estará mais limitada no lançamento. Dito isto, as unidades só devem chegar em força às lojas no início de 2023. Isto não será surpreendente já que a Apple tem estado a lidar com a falta de componentes para os seus dispositivos. Aliás a gigante da maçã e todos os fabricantes em geral. Assim este atraso não é surpreendente. Os AirPods Max foram anunciados em Dezembro de 2020 mas só chegaram em Março de 2021.

Apple realidade virtual

Voltando aos óculos de realidade virtual da Apple vamos contar com uma configuração inovadora de três ecrãs. Dito isto, combina dois ecrãs Micro OLED e outro OLED. Entretanto possui também sensores poderosos de localização e um processador avançado. A primeira geração dos dispositivos deverá ser dirigida sobretudo a profissionais. Só depois chega aos consumidores. Olhando para o preço isto não é de estranhar. Afinal de contas estamos a falar de um equipamento cujo preço pode chegar aos 3000 Euros.

De resto não se sabe ao certo que funções vão estar disponíveis nestes óculos de realidade virtual. Seja como for espera-se muitos aspetos inovadores.

Apple realidade virtual

Os novos óculos podem muito bem chegar juntamente com o iPhone 14. Ou então pode juntá-los com o evento Mac. Seja como for será num destes dois eventos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.