iCould offline

Apple quer fugir do Hardware para se concentrar nos serviços! – O CEO da Apple, Tim Cook, subiu hoje ao palco para anunciar que a sua empresa irá mudar bastante a sua estratégia de mercado!

Com as vendas do iPhone a estagnar… Eis que chegou a hora de mudar!

No fundo, acaba por ser chocante, que a muito popular Apple mude assim de estratégia do nada, devido às vendas aquém do esperado do iPhone.

Apple quer

Afinal de contas, as vendas dos smartphones iPhone, baixaram cerca de 15%, no último trimestre de 2018. Isto apesar da empresa ter feito 61.1 mil milhões de dólares em vendas no último trimestre de 2017.

Claro que uma queda de 15% na Apple, irá ser uma queda gigantesca, quando estamos a falar de tantos mil milhões de dólares.

Contudo, temos que salientar uma coisa… O problema reside nas vendas do iPhone! Dito isto, uma empresa do tamanho da Apple, não pode encostar-se a apenas um produto

A Apple não está habituada a dizer aos seus investidores, que o crescimento está a ficar mais lento. E enquanto é sem qualquer dúvida, uma das maiores empresa de sempre, os líderes da empresa outrora encabeçada por Steve Jobs, percebeu que o fim estava à vista, e que por isso, era preciso fazer algo para mudar.

A Apple quer mudar o seu foco para os serviços!

A mensagem de Tim Cook é bastante simples, a Apple tem de ser tornar uma gigante dos serviços. O que acaba por ser estranho, visto ser uma empresa gigantesca, que sempre teve um foco enorme, na produção de hardware… Mas que em boa verdade, não é surpreendente.

A Apple não é estranha ao mercado de serviços, afinal, já encontrámos nas fileiras da empresa, o AppleCare, Apple Music e iCloud.

Aliás, a empresa fez 37 mil milhões de dólares, só nos seus serviços em 2018… E a ideia agora, é aumentar mais 50%.

Hoje em dia, os utilizadores já não mudam de aparelho todos os anos! Muitas das vezes, nem de 2 em 2 anos… Por isso, aquilo em que a Apple é realmente boa, começa a não ser suficiente. Visto que os utilizadores ficam com os seus iPhones, iPads e Macs mais tempo do que seria suposto.

É aqui que entram o serviços!

Um serviço é normalmente uma subscrição, paga de forma mensal, trimestral ou anual. O dinheiro está sempre a entrar, e as margens são excelentes.

E é por isso, que hoje a Apple lançou vários novos serviços, como o Apple TV+, ou o Apple Arcade.

 

Em suma, é óbvio que a Apple não irá abandonar o hardware! Não faria qualquer sentido abandonar aquilo que sempre foi o ‘core’ da empresa. Contudo, começa a ser óbvio, que as coisas vão mesmo mudar.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.