Apple e Samsung obrigadas a revelar “Pontuação de Reparação”

Não é novidade para ninguém que as grandes marcas não gostam de criar aparelhos fáceis de reparar, visto que é quase sempre mais lucrativo vender um smartphone completamente novo.

No entanto, nos últimos anos, tem existido um esforço brutal por parte da comunidade, de forma a tornar as reparações mais fáceis, mais baratas, e sem necessidade de uso de centros de reparação oficiais. Especialmente quando falamos dos smartphones iPhone da Apple.

Dito tudo isto, em França, as fabricantes de smartphones são agora obrigadas por lei, a revelar uma espécie de pontuação de reparação de 1 a 10.



Apple e Samsung foram obrigadas a revelar a “Pontuação de Reparação”

Portanto, a lei Francesa obriga agora as fabricantes de aparelhos eletrónicos a revelar uma pontuação de reparação. Caso estes aparelhos sofram de algumas avaria inesperada. Uma legislação que entrou em efeito no dia 1 de Janeiro, mas que tem ainda um tempo de adaptação até 2022. Ou seja, as marcas têm um ano para se preparar, antes de começarem a existir multas.

Entretanto, a Apple e Samsung já começaram a revelar esta mesma pontuação em muitos dos seus produtos comercializados no mercado Francês. Ora veja:

Muito resumidamente, uma pontuação mais perto do 10, significa que é mais fácil reparar o aparelho. Curiosamente, estas pontuações não são conclusão de um meio de fora, mas sim das próprias fabricantes.

Contudo, existem regras exigentes, e caso se prove que a pontuação não corresponde à realidade, existem também multas pesadas.

Estes são os fatores críticos:

  • Existência de documentação (Reparação, manutenção, etc)
  • Facilidade de montagem e desmontagem (ferramentas necessárias, etc)
  • Aquisição de peças
  • Preço de peças
  • Atualizações de software
  • etc…

Por exemplo, o iPhone 11 tem uma pontuação de apenas 4.5, enquanto o iPhone 12 já chega aos 6.0. Porquê esta diferença? Alegadamente, os modelos mais recentes são mais fáceis de desmontar.

Em suma, isto é inegavelmente algo muito positivo para o mercado!

Mas que claro está, obviamente, não é do agrado da Apple, Samsung, e restantes fabricantes de smartphones. Afinal, ter uma pontuação baixa à vista de todos, vai ter de obrigar as fabricantes a mudar algumas coisas. O que claro está, irá resultar em reparações mais baratas e facilitadas para nós, o consumidor.

Ainda assim, existem formas bastante fáceis de aumentar a pontuação de reparação. Como foi por exemplo o caso da Samsung ter publicado um guia de reparação para o S21 Plus na Internet.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados